ONU oferece tecnologia para diagnóstico antecipado de Zika

Agência anunciou que entregará tecnologia nuclear avançada para detecção de Zika a países da América Latina e Caribe

Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta quinta-feira que entregará a países da América Latina e do Caribe tecnologia nuclear especializada para a detecção antecipada de contágios do Zika vírus.

"A AIEA tenta responder de forma rápida às crises desta natureza", afirmou em comunicado o diretor-geral da agência nuclear da ONU, Yukiya Amano.

"Ajudar os países com tecnologia nuclear para reforçar suas capacidades de atendimento sanitário é parte fundamental de nosso trabalho de desenvolvimento no mundo todo. Estamos bem preparados para oferecer esta assistência", acrescentou o diplomata japonês.

"Neste caso, ajudaremos os países da América Latina e do Caribe a estabelecer ou fortalecer seus sistemas de alarme antecipado para o Zika vírus", declarou.

A AIEA ressaltou que esta assistência acontece em resposta aos pedidos de vários países durante uma recente visita à América Central.

A ajuda consistirá na entrega de equipamentos especializados e os conhecimentos técnicos para empregá-los, e terá um custo total de 400 mil euros.

A técnica empregada para a detecção é conhecida como RT-PCR dentro do campo do diagnóstico molecular e, segundo a AIEA, já foi usada com sucesso no surto de ebola na África Ocidental em 2014.

A assistência inclui equipamentos de RT-PCR, bens de consumo e assessoria técnica, assim como a formação sobre como utilizar esta tecnologia para detectar o vírus e diferenciá-lo de outros, como dengue e chicungunha.

A AIEA destacou que a partir de março oferecerá cursos em seu laboratório de Seibersdorf, nos arredores de Viena, a especialistas dos 28 países da América Latina e do Caribe que desejem formar-se no uso do RT-PCR. EFE

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.