Acompanhe:

24 veículos da mídia se unem contra desinformação sobre políticas públicas

Segunda edição do projeto Comprova de combate à desinformação será lançada nesta quinta-feira (27) e conta com a participação de EXAME

Modo escuro

Continua após a publicidade
Educação: ensino será um dos temas checados pelo projeto (Germano Luders/Exame)

Educação: ensino será um dos temas checados pelo projeto (Germano Luders/Exame)

C
Clara Cerioni

Publicado em 27 de junho de 2019 às, 00h10.

Última atualização em 27 de junho de 2019 às, 12h18.

São Paulo — Após combater as notícias falsas das eleições presidenciais no ano passado, o projeto Comprova entra em uma nova fase em 2019 com foco na desinformação sobre políticas públicas.

Vinte e quatro veículos de comunicação brasileiros, incluindo EXAME, participam do esforço de colaboração, que estará no ar a partir de meados de julho.

O “Comprova“ conta com participação de alguns dos principais jornais, emissoras de televisão, rádios e sites do país.

São eles AFP (Agence France-Presse), Band, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, EXAME, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal Correio, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL. 

O lançamento da segunda edição do projeto será anunciado oficialmente nesta quinta-feira (27) no Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que coordena o Comprova.

A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp. Outros patrocinadores podem apoiar o projeto até o início do segundo semestre.

Os jornalistas e redações envolvidos foram treinados nas ferramentas de verificação para “identificar e combater a desinformação na internet e técnicas sofisticadas (…) de manipulação” da opinião, explicaram essas mídias em um comunicado.

O “Comprova” vai se concentrar em informações que já foram amplamente compartilhadas ou são potencialmente virais, especialmente através da tecnologia móvel.

Os editores vão trabalhar juntos para verificar ondas de desinformação e, depois, criarão textos, cards, infografias e vídeos curtos para distribuir os desmentidos em formatos acessíveis e compartilháveis.

Além disso, o “Comprova” receberá conteúdo de usuários através de uma conta especial do WhatsApp.

A ferramenta tem ao menos 120 milhões de usuários no Brasil e é utilizada como um importante veículo de compartilhamento de “fake news” – informações consideradas suspeitas.

Últimas Notícias

Ver mais
Ingleses criaram até pornô para derrotar nazistas na guerra da desinformação, diz livro
Mundo

Ingleses criaram até pornô para derrotar nazistas na guerra da desinformação, diz livro

Há 5 dias

Foto de Kate Middleton após cirurgia é retirada por agências por suspeita de manipulação
Mundo

Foto de Kate Middleton após cirurgia é retirada por agências por suspeita de manipulação

Há 2 semanas

Live Park e NEOOH fecham acordo que vai injetar mais de R$ 100 milhões em parques de São Paulo
seloMarketing

Live Park e NEOOH fecham acordo que vai injetar mais de R$ 100 milhões em parques de São Paulo

Há 3 semanas

Regras para IA nas eleições serão votadas hoje pelo TSE
Inteligência Artificial

Regras para IA nas eleições serão votadas hoje pelo TSE

Há um mês

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais