Fraude atinge sete em 10 empresas no Brasil

As descobertas de fraudes em empresas brasileiras estão se multiplicando mais rápido do que nos outros países. É o que aponta um relatório inédito elaborado pela empresa de investigação americana Kroll, que ouviu 901 executivos ao redor do globo em parceria com a unidade de inteligência da revista inglesa Economist. Segundo a pesquisa, 74% das companhias brasileiras sofreram pelo menos um episódio de fraude nos últimos 12 meses — contra […] <div class="read-more"><a href="https://exame.com/blogs/primeiro-lugar/2013/10/24/fraude-atinge-sete-em-10-empresas-no-brasil/" class="more-link">Leia mais</a></div>

As descobertas de fraudes em empresas brasileiras estão se multiplicando mais rápido do que nos outros países. É o que aponta um relatório inédito elaborado pela empresa de investigação americana Kroll, que ouviu 901 executivos ao redor do globo em parceria com a unidade de inteligência da revista inglesa Economist.

Segundo a pesquisa, 74% das companhias brasileiras sofreram pelo menos um episódio de fraude nos últimos 12 meses — contra 54% em 2012. O crime mais comum no país foi o roubo de estoque ou de ativos (37%) – neste quesito, só não perdemos para os países africanos. Em seguida, vêm os conflitos de interesse (26%) e as fraudes envolvendo equipe de compras e fornecedores (23%), ambos com índices acima da média global.

As fraudes têm impacto pesado sobre o caixa das empresas: as perdas corresponderam a 1,7% das receita delas, ante 0,5% em 2012. Os motivos? A alta rotatividade de funcionários e a falta de investimentos em controles e boas práticas, diz a Kroll.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.