Acompanhe:

Estiagem coloca 317 municípios estão em situação de emergência no RS

Na safra passada, ciclo 2021/22, 426 municípios gaúchos decretaram situação de emergência, enquanto 417 obtiveram reconhecimento da situação de emergência pela União

Modo escuro

Estiagem: 317 municípios do Rio Grande do Sul estão em situação de emergência (Inaê Riveras/Reuters)

Estiagem: 317 municípios do Rio Grande do Sul estão em situação de emergência (Inaê Riveras/Reuters)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de fevereiro de 2023, 13h33.

O Rio Grande do Sul tem 317 municípios em situação de emergência por causa da estiagem desde dezembro de 2022, segundo dados mais recentes da Defesa Civil do Estado. O número vem crescendo ante as 307 cidades que haviam decretado situação de emergência na última sexta-feira, 17.

Do total, 220 tiveram a situação de emergência homologada pelo governo do Estado e 191 foram reconhecidas pela União. O reconhecimento da situação pelo Estado permite aos municípios receberem ajuda humanitária, enquanto que com a chancela da União as prefeituras podem receber recursos para enfrentar a seca.

O reconhecimento estadual da situação de emergência possibilita também que os produtores rurais acionem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Na safra passada, ciclo 2021/22, 426 municípios gaúchos decretaram situação de emergência, enquanto 417 obtiveram reconhecimento da situação de emergência pela União.

Créditos

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Agência de notíciasProdução e distribuição de informações, com o melhor conteúdo de notícias, vídeos e o maior acervo de fotojornalismo do País.