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A Verdade sobre a Turba de Trump

O objetivo era intimidar o Congresso para impedir a pacífica transição de poder. Isso é conspiração e, ao alimentá-la, Trump cometeu um crime capital

 (Leah Millis/Reuters)
(Leah Millis/Reuters)
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Visão Global

Publicado em 11 de janeiro de 2021 às, 13h02.

Última atualização em 11 de janeiro de 2021 às, 20h34.

A invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro pode ser facilmente mal interpretada. Abalados pela provação, membros do Congresso emitiram declarações explicando que os Estados Unidos são uma nação de leis, não de turbas. A implicação é que a ruptura provocada pelo presidente Donald Trump seria algo novo. Não é. Os Estados Unidos têm uma longa história de violência popular alimentada por políticos brancos a serviço de americanos brancos ricos. O que não foi comum desta vez é que a multidão branca se voltou contra os políticos brancos, em vez das pessoas de cor que geralmente são as vítimas.

Certamente, a circunstância dessa rebelião é crucial. O objetivo era intimidar o Congresso para impedir a pacífica transição de poder. Isso é conspiração e, ao alimentá-la, Trump cometeu um crime capital.

No passado, essa violência de turba tinha como alvo vítimas mais tradicionais do ódio branco: afro-americanos tentando votar ou tentando utilizar ônibus, comprar casas, frequentar lanchonetes e escolas. Nativos americanos tentando proteger suas áreas de caça e seus recursos naturais. Trabalhadores agrícolas mexicanos exigindo segurança ocupacional. Imigrantes chineses, trabalhadores que no passado construíram as ferrovias e trabalharam nas minas. Esses grupos foram alvos da violência da turba alimentada por americanos desde o presidente Andrew Jackson e o homem da fronteira Kit Carson no século 19 até o governador do Alabama, George Wallace, no século 20.

Vista sob esta luz histórica, a multidão dos “bons e velhos rapazes” justamente indignados que invadiram o Capitólio parecia familiar. Como Trump colocou em seu discurso fomentando o motim, eles estavam lá para "salvar" o país. “Vamos mandar os fracos [políticos] embora. Este momento é de força”, declarou ele, usando refrões conhecidos. “Eles também querem doutrinar seus filhos na escola, ensinando coisas que não são verdadeiras. Eles querem doutrinar seus filhos. Tudo isso faz parte de um imenso ataque à nossa democracia. ”

Ao longo da história americana, a maior parte da violência de turba não veio como uma espasmódica explosão de protesto vindo de baixo, mas sim como violência estrutural vinda de cima, instigada por políticos brancos que atacavam os medos, os  ódios e  a ignorância da subclasse branca inferior. Como documenta a historiadora Heather Cox Richardson em seu brilhante novo livro, How the South Won the Civil War (Como o Sul Ganhou a Guerra Civil) essa variedade de violência de turba tem sido uma parte crucial da defesa de uma sociedade hierárquica da classe alta nos EUA brancos por mais de 150 anos.

A cultura americana da violência da turba branca caminha de mãos dadas com a cultura das armas. As centenas de milhões de armas de fogo particulares nos Estados Unidos pertencem desproporcionalmente aos brancos; e como a historiadora Roxanne Dunbar-Ortiz aponta veementemente em Loaded: A Disarming History of the Second Amendment (Carregada: Uma História de Deposição de Armas da Segunda Emenda), os “direitos às armas” há muito tempo são invocados por vigilantes turbas brancas para suprimir negros e nativos americanos.

Alimentar a violência da turba contra pessoas de cor é normalmente como os brancos ricos canalizam suas reclamações contra os brancos pobres para afastá-los de si mesmos. Longe de ser uma tática especificamente trumpiana, é o truque mais antigo do manual político americano. Quer aprovar um corte regressivo de impostos para os ricos? Basta dizer aos brancos em dificuldades econômicas que negros, muçulmanos e imigrantes estão chegando para impor o socialismo.

Trump fez exatamente isso ao longo de sua presidência, alertando que sem ele no cargo, os americanos "terão que aprender a falar chinês". Em seus comícios, ele rotineiramente defende a Segunda Emenda e critica os não-brancos, dizendo às congressistas negras para "voltarem" aos "lugares totalmente destruídos e infestados de crimes de onde vieram". Ele exortou seus seguidores a maltratar os manifestantes da oposição e expulsá-los – não apenas de seus comícios, mas do país propriamente dito. Elogiou os supremacistas brancos como "pessoas muito boas". Depois que sua multidão agitando a bandeira da Confederação invadiu o Capitólio, disse ele: "Nós amamos vocês, vocês são muito especiais”.

O Partido Republicano apoiou totalmente Trump e sua política de incitamento até a tarde de 6 de janeiro, quando a multidão invadiu o Capitólio. Mas a fidelidade dos líderes republicanos a Trump não foi impulsionada apenas por seu controle da base do partido. Trump representa a essência da direita americana. Seu papel oficial sempre foi claro: entupir o judiciário, cortar impostos para empresas e ricos e resistir às demandas por gastos sociais e regulamentação ambiental, ao mesmo tempo em que incitava a multidão a lutar contra o “socialismo”.

O dia 6 de janeiro deu errado porque a multidão branca se voltou contra os próprios políticos brancos. Isso seria inaceitável, mas não imprevisível. Trump disse repetidamente a seus seguidores que eles estão perdendo os EUA, e a perda, pelos republicanos, de duas cadeiras no Senado da Geórgia para um afro-americano e um judeu sem dúvida aumentaram sua raiva.

Trump pode ter sido extraordinariamente rude em incitar o racismo mas sua abordagem tem estado perfeitamente em consonância com a do Partido Republicano, pelo menos desde a "estratégia sulista" do partido nas eleições de 1968, na esteira da legislação de direitos civis daquela década . Até o ano passado, Trump estava a serviço dos doadores plutocratas, chefes e aliados empresariais de seu partido. As eleições de 2020 não deveriam ser para  perder – mas ele perdeu. Porém, a razão não era que ele fosse racista demais com as pessoas de cor; era que ele foi escandalosamente cruel e incompetente diante de uma pandemia assassina.

Na grande varredura da história, os EUA estão realmente virando a esquina em seu passado de racismo e violência da turba branca. Barack Obama foi eleito para a presidência duas vezes e, quando Trump venceu em 2016, recebeu menos votos do que seu oponente. Entre a eleição de Kamala Harris como vice-presidente e as eleições para o Senado da Geórgia nesta semana, há fortes evidências de que o país está gradualmente se afastando do governo oligárquico branco. Em 2045, os brancos não hispânicos constituirão apenas cerca de metade da população, em contraste com cerca de 83% em 1970. Depois disso, os EUA se tornarão um país de “minoria majoritária”, com os brancos não hispânicos representando cerca de 44% da população em 2060.

Por um bom motivo, os americanos mais jovens estão mais cientes do racismo do que as gerações anteriores. A virulência trumpiana em exibição no Capitólio pode ter sido desanimadora. Mas deve ser vista como um último, desesperado e patético suspiro. Felizmente, os EUA do domínio branco racista está retrocedendo, embora ainda muito lentamente, em sua história.

 

Jeffrey D. Sachs, Professor de Desenvolvimento Sustentável e Professor de Política e Gestão de Saúde na Universidade de Columbia, é diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia e da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

 

Direitos Autorais: Project Syndicate, 2021. www.project-syndicate.org