Exame.com
Continua após a publicidade

Carta aberta

Eis aqui algumas palavras que gostaria de ter lido 10 anos atrás

 (Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)
M
Martha Leonardis — A Arte de se Relacionar

Publicado em 1 de novembro de 2022 às, 09h00.

Resolvi escrever este texto inspirada por duas séries a que assisti recentemente, que mostram como dois grandes ídolos da indústria do entretenimento, Elvis Presley e Marilyn Monroe, lidaram com as conquistas e a solidão. Eis aqui algumas palavras que gostaria de ter lido 10 anos atrás.

Querida Martha, é com orgulho que parabenizo você pela conquista do diploma em advocacia. Sua vontade e ambição por fazer a diferença, acreditando nas leis e justiça, te trouxeram até aqui. O que gostaria de te dizer é que essa trajetória será um pouco diferente, você não estará envolvida na magistratura, mas fará a diferença em outro segmento. Sabe aquele prédio bonito e espelhado da Faria Lima? Exatamente, este será o seu local de trabalho. Lá, você terá a chance de despontar após muito trabalho.

A jornada não será fácil, aliás, por vezes ela será bastante solitária, pois à medida que for subindo cada degrau, mais você irá se distanciar das pessoas. Isso pouco terá a ver com elas, mas sim com você, pois irá aprender que o sucesso e o poder trazem com eles a solidão.

É irônico falar em sentir-se sozinha, já que a sua missão é, justamente, ensinar sobre a arte de se relacionar. Porém, algumas conexões serão vazias, fruto da modernidade e superficialidade de alguns.

Ao mesmo tempo que estará rodeada por muitos, precisará de alguns momentos de introspecção. Não queira estar em todos os lugares, reserve um tempo para você, para aprender e desfrutar da vida. Afinal, esses momentos são importantes para resgatar sua essência.

Saiba, também, que o sucesso virá, mas com ele você terá que lidar com a solidão, pois o poder gera para alguns uma imagem de figura inalcançável. Lute para estar próxima do seu time e de todos os que contribuíram para sua trajetória.

Nos momentos de ansiedade, você não estará sozinha, resgate sua essência e persista. Sua resiliência poderá ser testada, mas você saberá como transpor cada desafio.

Por fim, continue cuidando da sua alimentação, afinal, seu corpo e seu cérebro são suas principais ferramentas de trabalho. Você precisará deles para seguir em frente.

Dedico esta carta a todos aqueles que não têm medo de expor sua vulnerabilidade e que estão, neste momento, trilhando uma jornada que poderá ser difícil em alguns momentos, mas será recompensadora.