Exame.com
Continua após a publicidade

As aventuras de morar sozinho sem muito dinheiro

Lutas contra boletos, mares de perrengues, a travessia pelas terras da responsabilidade e independência. Como enfrentar essa odisseia da vida adulta?

Um método simples que você pode usar pra organizar o orçamento é a regra 50-30-20. Nela, você divide sua renda mensal em três categorias pra criar um limite de gastos (Graninhas/Divulgação)
Um método simples que você pode usar pra organizar o orçamento é a regra 50-30-20. Nela, você divide sua renda mensal em três categorias pra criar um limite de gastos (Graninhas/Divulgação)
G
Graninhas

Publicado em 9 de junho de 2021 às, 09h00.

Última atualização em 10 de junho de 2021 às, 14h22.

A jornada do jovem adulto que quer morar sozinho começa com a vontade de abrir as asinhas e voar... ou pela necessidade mesmo, né galera.

Já nos primeiros passos se descobre que a missão morar sozinho tem um preço.

Antes de se jogar nessa aventura, avalie se suas condições financeiras vão te permitir. Anote e calcule os gastos fixos e variáveis que vai ter: aluguel (inclusive com contrato, caução, seguro-incêndio, etc), água, gás, internet, supermercado, transporte, serviço de mudança, compra de móveis e eletros, etc. (Use a planilha do Graninhas!)

Um método simples que você pode usar pra organizar o orçamento é a regra 50-30-20. Nela, você divide sua renda mensal em três categorias pra criar um limite de gastos, assim:

- 50% - pra gastos fixos e essenciais: alimentação, moradia, transporte, contas de água e luz, estudos, saúde.

- 30% - pra gastos variáveis, desejos pessoais e lifestyle: assinaturas, delivery, roupas, lazer, presentes, viagens, eletrônicos, decoração.

- 20% - pra prioridades financeiras: reserva de emergência, investimentos, poupança pra objetivos.

Planejamento pra que te quero, a caminhada tá só começando

Sabendo os custos de se bancar sozinho, se organize financeiramente com antecedência (pelo menos 6 meses) pra não passar tanto sufoco ou se endividar ao sair do ninho. Analise sua renda e gastos, veja onde dá pra economizar, quanto pode poupar por mês e comece.

Spoiler: imprevistos vão acontecer, então é bom ter uma graninha de reserva pra te dar um help (o ideal é guardar 3 meses de despesas).

Pra ganhar fôlego, faça um teste drive da vida solo

Simule as responsabilidades que terá morando sozinho. Por uns 3 meses, prepare a comida, lave as roupas, faxine, conserte coisas, pague as contas... Essa experiência vai te dar uma noção se você está preparado pra uma nova etapa da sua vida adulta.

Muitas distrações surgem no caminho, prioridades BB

Tá que não se aguenta pra comprar coisinhas pra decorar seu futuro lar, né?!  Mas foca no básico pro início, tipo colchão, fogão, geladeira, itens de cozinha e banheiro.

O mesmo vale pra busca do seu cantinho. Não vai com a expectativa de manter o padrão de vida da casa da mamis. Pesquise bastante em sites, apps e grupos de aluguel e priorize localização, características e preço que caibam no seu bolso.

(Essa procura é cansativa e talvez você pense em desistir, mas se é isso mesmo que quer, se já se planejou, não desista, acione seu networking e pergunte se alguém sabe de lugares pra alugar, funciona muito)

Aliás, aceite uma mãozinha pros desafios da jornada

Toda ajuda é bem-vinda: doação ou empréstimo de móveis, eletrodomésticos e utensílios, frete que o tio oferece e uma forcinha com instalações que um amigo se dispõe a fazer.

Empacotando a nova vida pra grande mudança

Na hora de fazer as trouxas, você pode conseguir caixas de papelão de graça em supermercado, papelarias e farmácias. Se for fazer a mudança com uma empresa, tente negociar um pacote de caixas grátis.

Agora, o maior teste é você ter que se virar

Invista em coisas que podem te salvar: kit primeiro socorros, caixa de ferramentas e, claro, o combo Google+YouTube+zap da família pra perguntar como se faz algumas cositas.

Mas, se encontrar um companheiro de jornada...

Tudo pode ficar mais leve. Ter alguém pra dividir as contas (e as tarefas da casa, ihuul) ajuda no orçamento, na adaptação longe dos pais e a lidar com a solidão e as baratas.

A saga da economia continua

Isso faz parte da sobrevivência do jovem adulto que mora sozinho. A batalha pra sobrar dinheiro é constante, por isso:

- Use lâmpadas de LED

- Faça receitinhas caseiras pra limpeza

- Faça uma lista de compras antes de ir ao mercado

- Congele e reaproveite alimentos

- Acompanhe ofertas e pesquise preços

- Cozinhe pra não gastar tudo com delivery

- Compre coisas de segunda mão

- Não atrase os boletos

- Vire fã de cupons de desconto

- Mantenha planejamento e controle das finanças

Tem dias de lutas, mas tem dias de glória

Morando sozinho você vai sentir orgulho de si mesmo com as conquistas domésticas (ex: comprar um filtro de água) e pessoais e vai curtir mais sua companhia. A faxina não está em dia? Sem julgamentos, minha casa, minhas regras. Também vai amadurecer muito e alcançar sua independência financeira. Bora colocar o pé na estrada?