Nubank compra Hyperplane e aumenta investimento em IA
Aquisição vai ajudar na oferta de produtos e serviços personalizados para os clientes, diz o banco digital
Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:37.
Última atualização em 26 de junho de 2024 às 15:31.
O Nubank está de olho na inteligência artificial. A companhia está comprando a fintech Hyperplane, de inteligência artificial para o setor financeiro. O valor do negócio não foi revelado.
A aquisição vai ajudar na oferta de produtos e serviços personalizados para os clientes, de acordo com o banco digital. A startup já prestava serviços para o Nubank.
A startup foi criada em 2021, em San Francisco a partir da iniciativa de três brasileiros e um indiano: Felipe Lamounier (ex-StartSe), Daniel Silva (ex-Google), Felipe Meneses (ex-Zippi) e Rohan Ramanath (ex-LinkedIn).
SAIBA ANTES: Receba as notícias do INSIGHT pelo Whatsapp
Com mais de 10 bancos como clientes no Brasil, em abril a Hyperplane passou a mirar o mercado dos Estados Unidos, quatro meses depois de anunciar um aporte de R$ 30 milhões, coordenado por Lachy Groom, investidor que tem como sócio Sam Altman, co-fundador da OpenAI.
A empresa tem como missão ajudar instituições financeiras a extraírem o máximo potencial de informações já disponíveis na base de dados deles com LLMs (os large language models, tipo de linguagem de IA usada no ChatGPT, por exemplo).
O diferencial é conseguir trazer tecnologia de ponta para essas companhias — que já têm um tradicional investimento alto em tecnologia. “Um grande banco hoje é multiproduto, muitos têm mais de 100 conversas com clientes, além de produtos financeiros em diferentes canais. Entender em que momento você está, qual é a melhor oferta, é essencial para conseguir melhorar engajamento e o share of wallet de instituições financeiras, além de melhorar a experiência”, disse Lamounier em entrevista ao INSIGHT à época.
A Hyperplane trabalha com um modelo de LLM modular, que se adapta às necessidades de cada banco. Não há compartilhamento de informações entre as instituições financeiras: trata-se de uma infraestrutura de 'base' que é adaptada de acordo com a quantidade e o tipo de dados de cada banco, por exemplo.
O papel do Nubank sobe 1% na tarde desta quarta-feira, 26. A companhia tem US$ 60 bilhões de valor de mercado.
Saiba antes. Receba o Insight no seu email
Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade
André Lopes
RepórterCom quase uma década dedicada à editoria de Tecnologia, também cobriu Ciências na VEJA. Na EXAME desde 2021, colaborou na coluna Visão Global, nas edições especiais Melhores e Maiores e CEO. Atualmente, coordena a iniciativa de IA da EXAME.
Raquel Brandão
Repórter Exame INJornalista há mais de uma década, foi do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertas e bastidores do mercado