Logo Exame.com
Breaking NewsFusões e Aquisições

Nubank compra Hyperplane e aumenta investimento em IA

Aquisição vai ajudar na oferta de produtos e serviços personalizados para os clientes, diz o banco digital

Nubank: aquisição da Hyperplane vai aumentar oferta personalizada (Jonne Roriz/Bloomberg /Getty Images)
Nubank: aquisição da Hyperplane vai aumentar oferta personalizada (Jonne Roriz/Bloomberg /Getty Images)

26 de junho de 2024 às 14:37

O Nubank está de olho na inteligência artificial. A companhia está comprando a fintech Hyperplane, de inteligência artificial para o setor financeiro.  O valor do negócio não foi revelado.

A aquisição vai ajudar na oferta de produtos e serviços personalizados para os clientes, de acordo com o banco digital. A startup já prestava serviços para o Nubank.

A startup foi criada em 2021, em San Francisco a partir da iniciativa de três brasileiros e um indiano: Felipe Lamounier (ex-StartSe), Daniel Silva (ex-Google), Felipe Meneses (ex-Zippi) e Rohan Ramanath (ex-LinkedIn).

SAIBA ANTES: Receba as notícias do INSIGHT pelo Whatsapp

Com mais de 10 bancos como clientes no Brasil, em abril a Hyperplane passou a mirar o mercado dos Estados Unidos, quatro meses depois de anunciar um aporte de R$ 30 milhões, coordenado por Lachy Groom, investidor que tem como sócio Sam Altman, co-fundador da OpenAI.

A empresa tem como missão ajudar instituições financeiras a extraírem o máximo potencial de informações já disponíveis na base de dados deles com LLMs (os large language models, tipo de linguagem de IA usada no ChatGPT, por exemplo).

O diferencial é conseguir trazer tecnologia de ponta para essas companhias — que já têm um tradicional investimento alto em tecnologia. “Um grande banco hoje é multiproduto, muitos têm mais de 100 conversas com clientes, além de produtos financeiros em diferentes canais. Entender em que momento você está, qual é a melhor oferta, é essencial para conseguir melhorar engajamento e o share of wallet de instituições financeiras, além de melhorar a experiência”, disse Lamounier em entrevista ao INSIGHT à época.

A Hyperplane trabalha com um modelo de LLM modular, que se adapta às necessidades de cada banco. Não há compartilhamento de informações entre as instituições financeiras: trata-se de uma infraestrutura de 'base' que é adaptada de acordo com a quantidade e o tipo de dados de cada banco, por exemplo.

O papel do Nubank sobe 1% na tarde desta quarta-feira, 26. A companhia tem US$ 60 bilhões de valor de mercado.

Para quem decide. Por quem decide.

Saiba antes. Receba o Insight no seu email

Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade

André Lopes

André Lopes

Repórter

Com quase uma década dedicada à editoria de Tecnologia, também cobriu Ciências na VEJA. Na EXAME desde 2021, colaborou na coluna Visão Global, nas edições especiais Melhores e Maiores e CEO. Atualmente, coordena a iniciativa de IA da EXAME.

Raquel Brandão

Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Jornalista há mais de uma década, foi do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertas e bastidores do mercado

Continua após a publicidade
Não deu para a Allos: Iguatemi e fundo BB compram fatia do Shopping RioSul

Não deu para a Allos: Iguatemi e fundo BB compram fatia do Shopping RioSul

Nada feito: Suzano desiste de comprar International Paper

Nada feito: Suzano desiste de comprar International Paper