Logo Exame.com
Petrobras

Conselho da Petrobras propõe pagamento de 50% dos dividendos extraordinários

Proposta vai para votação em assembleia de acionistas na próxima semana e foi defendida pela diretoria executiva da estatal

Petrobras: ação se valorizou 10,44% no último mês (Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Petrobras: ação se valorizou 10,44% no último mês (Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Raquel Brandão

Raquel Brandão

20 de abril de 2024 às 09:29

O conselho da Petrobras definiu neste sexta-feira, 19, pelo pagamento de 50% dos dividendos extraordinários que haviam sido integralmente retidos. 

A proposta irá para deliberação na Assembleia Geral Extraordinária, agendada para 25 de abril, mesmo dia da Assembleia Geral Ordinária. A distribuição dos proventos da Petrobras centralizou debates recentes e motivou oscilações significativas no preço da ação -- que acumula valorização de 11% em um mês.

De acordo com o comunicado da estatal, a distribuição não comprometeria a estabilidade financeira da companhia ao se considerar cenários dinâmicos, como a evolução do Brent, do câmbio e outros fatores.

O pagamento de metade dos proventos, estimados em R$ 43,9 bilhões, foi proposto pela diretoria da empresa, com base em dados técnicos. Essa era uma bandeira de Jean Paul Prates, CEO da companhia, cuja a permanência no cargo é alvo de especulações.

Representantes do Ministério de Minas e Energia, comandado por Alexandre Silveira, defendiam a retenção de 100% dos dividendos. Se aprovada a proposta da distribuição de 50%, cerca de R$ 6 bilhões chegarão como reforço ao caixa da União, principal acionista da companhia.

No comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras propõe que eventual distribuição dos 50% remanescentes, a título de dividendos intermediários, será avaliada pelo conselho de administração ao longo do ano.

Para quem decide. Por quem decide.

Saiba antes. Receba o Insight no seu email

Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade

Raquel Brandão

Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Jornalista há mais de uma década, foi do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertas e bastidores do mercado