Mercados

Dólar acima de R$ 5,60; privatização dos Correios: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta quarta, 07 de outubro

Por Karina Souza

Publicado em 7 de outubro de 2020 às 20:47
Última atualização em 7 de outubro de 2020 às 20:47

Tempo de Leitura: 5 min de leitura

No episódio de hoje, falaremos sobre as 600 vagas abertas pela Itapemirim, o isolamento voluntário defendido por cientistas, suposta prorrogação do auxílio emergencial e o impacto de uma possível vitória de Biden no mercado financeiro.

MERCADOS

Risco fiscal afasta investidores no Brasil; expectativa por estímulos impulsiona bolsas americanas

O Ibovespa caiu 0,09% nesta quarta-feira, 7, e encerrou em 95.526,26 pontos. O índice chegou a subir mais de 1% pela manhã, porém, perdeu força com rumores sobre a condução da política fiscal. Por outro lado, no cenário externo, o tom positivo está relacionado às expectativas de que Nanci Pelosi, presidente da Câmara, estaria disposta a aprovar um pacote de alívio para companhias aéreas.

Dólar vira para alta com risco fiscal e volta a fechar acima de R$ 5,60

O dólar fechou em alta de 0,5% nesta quarta-feira, 7, sendo negociado a 5,623 reais na venda. Pela manhã, a moeda americana abriu em queda, acompanhando o cenário internacional favorável aos ativos de risco, mas passou a subir ao longo do dia.

Verde: reação do mercado a furo no teto ‘não é capricho’

A carta da gestora Verde deu o que falar nesta quarta-feira. Luis Sthulberger, conhecido como o oráculo brasileiro, faz um alerta claro do tamanho de sua preocupação com a questão fiscal do Brasil, afirmando que as reações dos preços de ativos, câmbio, juros e bolsa são fortes quando o governo parece querer abandonar o Teto de Gastos públicos.

Ampla vitória de Biden poderia impulsionar bolsas de valores

Estrategistas de investimento afirmam que as chances de os resultados das eleições serem contestados estão reduzidas a partir de dois fatores: maior vantagem de Joe Biden nas pesquisas e a campanha de Donald Trump abalda pelo coronavírus.  Uma pesquisa divulgada recentemente mostra que a liderança nacional de Biden saltou para 14 pontos em relação a 8 antes do debate.

_______

BRASIL

Privatização dos Correios deve acontecer só em 2022. Veja a entrevista exclusiva.

Em entrevista exclusiva à Exame, Floriano Peixoto, presidente da estatal, afirma que os estudos sobre o modelo de privatização dos Correios devem ficar prontos somente no final do ano que vem. Com isso, a expectativa é que o leilão dos Correios, uma maiores estatais do setor de serviços do país, com 95.000 funcionários, seja realizado só em 2022.

Itapemirim vai recrutar 600 profissionais para criar empresa aérea

Mesmo com a crise do setor aéreo em função da pandemia de covid-19, o grupo Itapemirim, de transporte rodoviário, vai iniciar na próxima sexta-feira um processo de recrutamento para sua nova companhia de aviação. Ao todo, 600 profissionais serão contratados para cargos que variam de pilotos, copilotos e comissários de bordo. O objetivo da empresa é começar a voar em março de 2021.

Eleições 2020: número de candidatos ligados à saúde aumenta 22%

A preocupação do eleitor com a pandemia está se refletindo na política. Este ano há 22% mais candidatos ligados às profissões da saúde ou que utilizam palavras em alusão a área da saúde. É o que mostra um levantamento da EXAME feito com dados do TSE.

Após rumores, Guedes nega prorrogação do auxílio emergencial até junho

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta quarta-feira (7) a prorrogação do auxílio emergencial ou do estado de calamidade para além de dezembro deste ano. À Exame, a assessoria do ministro confirmou a negativa. “Não temos essa informação”, disse em nota.

_______

MUNDO

Grupo de cientistas pede isolamento só de idosos e vulneráveis à covid-19

Uma carta aberta elaborada por um grupo internacional de cientistas, e assinada por outros 3 mil pesquisadores, 4 mil médicos e 65 mil pessoas, pede o isolamento apenas de idosos e pessoas no grupo de risco para a covid-19. O isolamento seletivo, defendido há meses pelo presidente Jair Bolsonaro, é fonte de críticas por ser inviável na prática.

Sem sintomas, Trump quer retomar campanha de reeleição

O médico de Donald Trump disse nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos não teve sintomas de covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o republicano procura maneiras de retomar um cronograma de trabalho normal a quatro semanas do dia da eleição.

China faz apelo para que EUA descartem mentalidade da “Guerra Fria”

A China disse nesta quarta-feira (7) que os Estados Unidos deveriam encerrar seus ataques e suas acusações sem justificativa contra Pequim, acusando o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, decriar um confronto políticopor má fée de difamar o país.

Itália torna obrigatório uso de máscara e prolonga estado de emergência

A Itália tornou obrigatório o uso de máscaras ao ar livre em todo o país nesta quarta-feira, em um esforço para reduzir o aumento das infecções por coronavírus. Depois de conter a epidemia impondo um lockdown rígido entre março e maio, o país viu um aumento constante de novos casos nos últimos dois meses, relatando uma média de mais de 2.400 infecções diárias na semana passada, mostra uma contagem da Reuters.

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena


Veja Também