Logo Exame.com
Breaking NewsGovernança

Vale determina próximas ações do conselho para escolha de novo CEO

Mineradora planeja ter uma lista tríplice até o fim de setembro; novela sobre o comando se arrasta há meses

Vale: novo CEO deve ser apresentado até o Vale Day (Germano Lüders/Exame)
Vale: novo CEO deve ser apresentado até o Vale Day (Germano Lüders/Exame)
Raquel Brandão

Raquel Brandão

1 de maio de 2024 às 19:33

A Vale anunciou nesta quarta-feira,1, quais serão os próximos passos para que o conselho de administração eleja o novo CEO da mineradora, substituindo Eduardo Bartolomeo e dando fim a uma novela que se arrasta há meses.

Até 30 de junho deve ser contratada uma consultoria especializada para fazer a seleção de executivos com perfil para comandar a companhia. A partir daí, até 30 de setembro a consultoria deve apresentar ao conselho uma lista tríplice de candidatos.

A expectativa é de que a aprovação e apresentação do novo nome aconteça até o Vale Day, em 3 de dezembro, mesmo mês em que se encerra o contrato de Bartolomeo. O novo CEO deve tomar posse em 1º de janeiro de 2025 e Bartolomeo seguirá como advisor até o fim do próximo ano.

A decisão sobre o fim do comando de Bartolomeo aconteceu em 8 março, em meio a uma intensa disputa. Segundo pessoas próximas ao conselho de administração da companhia, além da intenção da Previ de indicar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, o nome do ex-presidente da Cosan, Luís Henrique Guimarães, também teria sido ventilado. A Cosan é acionista da Vale desde outubro de 2022.

Dias depois, a novela ganhou novo capítulo com a renúncia do conselheiro José Penido – citando "manipulação" e uma "nefasta influência política" no processo.

"No Conselho se formou uma maioria cimentada por interesses específicos de alguns acionistas lá representados, por alguns com agendas bastante pessoais e por outros com evidentes conflitos de interesse", escreveu em sua carta. Penido era conselheiro independente da Vale desde 2019 e um profundo conhecedor do setor de mineração. 

LEIA TAMBÉM: Na Vale, governança é um problema que vai além de impasse sobre CEO

Para quem decide. Por quem decide.

Saiba antes. Receba o Insight no seu email

Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade

Raquel Brandão

Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Jornalista há mais de uma década, foi do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertas e bastidores do mercado

Continua após a publicidade
Negociação de fatia do Shopping Rio Sul muda de rumo e Allos sai de cena — ao menos por enquanto

Negociação de fatia do Shopping Rio Sul muda de rumo e Allos sai de cena — ao menos por enquanto

Vale, BHP e Samarco fazem nova proposta para acordo sobre Mariana

Vale, BHP e Samarco fazem nova proposta para acordo sobre Mariana