17 de dezembro de 2024 às 10:39
A Universidade de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira, 12, o Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade, chamado USPproClima. A área focará em áreas de pesquisas como prevenção de desastres climáticos, gestão de resíduos sólidos e geração de energias renováveis.
Dessa forma, a USP busca incentivar as tecnologias sobre energias fotovoltaicas e biodigestores, sistema que utiliza resíduos orgânicos para gerar energia. Segundo o reitor da Universidade, a urgência sobre as mudanças climáticas movimentou mais ações na instituição.
“A questão do clima foi um tema levantado na reunião mais recente do Conselho Consultivo da USP. A Universidade dispõe de vários grupos de pesquisa e de pesquisadores que atuam nessa área”, explica Carlos Gilberto Carlotti.
Também foi anunciado que o projeto contará com investimento de R$ 5 milhões da Ambipar, companhia de soluções ambientais, ao longo dos próximos cinco anos. O plano inclui incentivar o desenvolvimento de tecnologias e estudos inovadores.
Além disso, a Ambipar pretende apoiar a USP na meta de se tornar carbono neutro até 2025, o que a tornaria uma das primeiras universidades no mundo com esse título.