ESG

Se chover, qualidade da água do Sena pode atrapalhar Olimpíadas de Paris, entenda o motivo

Da redação, com agências

11 de abril de 2024 às 10:13

/Getty Images

A possibilidade de chover na capital francesa pode afetar a qualidade da água do Rio Sena e inviabilizar a prova de maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Os organizadores já trabalham com a possibilidade de adiamento da competição.

Em declaração do presidente do Comitê Organizador, Tony Estanguet, um plano de contingência está em fase de preparação. "Nós sabíamos que seria um desafio. Há uma decisão final em que não poderemos nadar [se a federação decidir assim]."

Bertrand Guay/Getty Images

Existe um padrão com limites máximos de qualidade de água e concentração de dois tipos de bactérias indicativas de contaminação fecal para que as provas aconteçam, definido por uma diretriz europeia de 2006 e pelas federações de natação e triatlo.

Na segunda-feira, 8, a ONG Surfrider Foundation divulgou um alerta sobre o que foi chamado de estado "alarmante" das águas do Sena, que vai abrigar uma série de eventos olímpicos, como o triatlo. De um total de 14 medições, 13 teriam ficado acima ou muito acima das recomendações.

Christian Liewig - Corbis/Getty Images

Os limites para as bactérias não podem exceder 1.000 unidades formadoras de colônias (UFC) por 100 ml, no caso de Escherichia coli, e 400 UFC/100 ml para enterococos. No entanto, as concentrações de E. coli ficaram acima de 1.000 UFC/100 ml e de enterococos, 500 UFC/100 ml.

A Surfrider Foundation apontou para riscos aos competidores olímpicos. A atleta brasileira e atual campeã olímpica Ana Marcela Cunha, em entrevista à AFP, publicada em março, defendeu um "plano B" que preserve a saúde dos atletas.

Leia a matéria completa