Casual

Esta vinícola de SP liderou uma revolução na produção de vinho e já vê a próxima grande virada

Gilson Garrett Jr.

5 de julho de 2024 às 14:51

Tuca Reines/Divulgação

O conceito de terroir abrange uma combinação única de fatores naturais como o solo, o clima, a topografia e a biodiversidade, que juntos influenciam as características das uvas e, consequentemente, do vinho.

Mudanças climáticas e condições meteorológicas imprevisíveis adicionam uma camada extra de complexidade, tornando a busca pelo terroir perfeito uma missão contínua e, muitas vezes, imprevisível.

Tuca Reines/Divulgação

Uma área do interior de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, tem se transformado, nos últimos anos, em um caldeirão de produção de grandes vinhos, inclusive conquistando prêmios internacionais. E um ponto foi fundamental para essa descoberta: a poda invertida, no inverno.

Uma das vinícolas que mais difundiu a técnica foi a Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, a cerca de 200 quilômetros da cidade de São Paulo. Em 2006, foram plantadas as primeiras videiras para testar a resposta das uvas ao solo e ao novo manejo.

Peter Dazeley/Getty Images

Para os próximos anos, Gustavo Gonzalez, diretor de enologia da Guaspari, acredita no desenvolvimento de uma nova evolução. "O próximo grande salto será a produção de vinhos aqui nessa região colhendo durante o verão", diz

Leia mais sobre vinhos