Casual

Os 37 melhores vinhos brasileiros, eleitos por uma das mais respeitadas revistas do mundo

O Decanter World Wine Awards, realizado por uma das mais prestigiadas publicações especializadas do mundo, premiou um total de 137 vinhos brasileiros com medalhas de prata e de bronze

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Casual

Publicado em 1 de julho de 2024 às 16h36.

Última atualização em 14 de julho de 2024 às 19h33.

Tudo sobreVinhos
Saiba mais

Novos terroirs do Brasil têm se destacado cada vez mais no cenário vinícola internacional, como evidenciado pelos diversos prêmios recentemente conquistados pelos vinhos da Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Um exemplo notável é o Decanter World Wine Awards, realizado por uma das mais prestigiadas publicações especializadas do mundo, onde 137 vinhos brasileiros foram premiados, incluindo 37 com medalhas de prata e 100 com medalhas de bronze.

Entre os mais bem avaliados, destacam-se três rótulos da mesma região, que alcançaram 94 pontos em uma escala de 100: Barbara Eliodora Syrah, Gran Reserva Colheita De Inverno Cabernet Franc da Casa Geraldo, e Colheita De Inverno Gran Reserva Syrah, também da Casa Geraldo (veja a lista completa abaixo).

Todos esses vinhos utilizam a técnica inovadora da poda invertida, que tem sido fundamental para elevar a qualidade das uvas cultivadas na Serra da Mantiqueira, uma região com desafios climáticos significativos para o cultivo de uvas.

No panorama geral da premiação, a França liderou com 12 medalhas Best in Show e 28 Platinum, sendo o país mais premiado. As regiões de destaque foram Borgonha e Champagne, cada uma conquistando nove medalhas em suas respectivas categorias principais.

O que é a poda invertida

A poda invertida, desenvolvida pelo pesquisador Murilo Regina da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), foi determinante para a melhoria da qualidade dos vinhos na Serra da Mantiqueira. Esta técnica permite que a planta entre em dormência durante o verão, produzindo uvas de melhor qualidade durante o outono e inverno, em condições climáticas desafiadoras para o cultivo de uvas.

Os 37 melhores vinhos brasileiros

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:Vinhosbebidas-alcoolicas

Mais de Casual

Mansão de R$ 19 milhões em SC tem vista de tirar o fôlego; amplie fotos

Secretos, mas nem tanto: conheça bons bares estilo speakeasy em São Paulo

O que a Hering leva para o casamento com o Grupo Azzas 2154

Trem do Pampa: novo passeio no RS oferece paisagens deslumbrantes e degustação de vinho

Mais na Exame