Brasil

'Cadeirada' de Datena em Marçal: A repercussão nas redes sociais

André Martins

19 de setembro de 2024 às 17:46

TV Cultura/Youtube/Reprodução

A maioria das reações sobre a agressão do apresentador José Luiz Datena (PSDB) no influenciador Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira foi negativa ao candidato do PRTB.

Redes Sociais/Divulgação

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Ideia, 68% das menções tiveram viés negativo a Marçal, enquanto 32% foram positivas. Foram coletadas 13,7 mil reações entre os dias 18 e 19 de setembro.

No último domingo, 15, durante o debate da TV Cultura, Datena agrediu Marçal com uma cadeira após troca de xingamentos e agressões. O debate foi interrompido, e o candidato do PSDB foi expulso do evento. Marçal preferiu não seguir no programa e foi ao hospital.

Divulgação/Divulgação

Expressões como “vou votar na cadeira para prefeita de São Paulo” ou “cite um personagem que também daria uma cadeirada em Marçal” foram amplamente compartilhadas.

Divulgação/Reprodução

Parte das menções nas redes viu a cadeirada como uma reação de Datena diante das agressões verbais de Marçal, enquanto o comportamento pós-cadeirada do influenciador foi considerado exagerado em muitas publicações.

"Eu vi o vídeo da ambulância antes da cadeirada, achei que tinha sido tiro", ironizou um usuário.

As reações positivas para Marçal concentraram-se no Facebook, onde internautas classificaram a ação de Datena como injustificável. Comparações com o atentado ao ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018 também foram feitas, e o perfil de Marçal compartilhou uma dessas postagens.

LEIA MAIS