Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

BRF: Marfrig assumirá gestão, via conselho, com o próprio Molina de líder

Fundos de pensão e herdeiros dos fundadores da Sadia ficam de fora da lista sugerida pela companhia de carnes

Modo escuro

BRF: ações em alta de 1,5% na bolsa, com chapa indicada por Marfrig para conselho de administração (Rodolfo Buhrer/Reuters)

BRF: ações em alta de 1,5% na bolsa, com chapa indicada por Marfrig para conselho de administração (Rodolfo Buhrer/Reuters)

G
Graziella Valenti

Publicado em 22 de fevereiro de 2022 às, 14h38.

Quem guardava alguma dúvida de que a Mafrig, companhia controlada por Marcos Molina, assumiria a frente da gestão da BRF viu elas se dissiparem por completo nesta terça-feira, dia 22. A companhia, que agora tem mais de 33% do capital da união entre Sadia e Perdigão, vai mostrar que comando se assume de fato, ainda que não se tenha o controle majoritário.

Hoje, a Marfrig apresentou sua chapa para um novo conselho de administração da BRF, cuja eleição está marcada para assembleia em 28 de março. O colegiado sugerido já teve aprovação dentro da própria BRF, pois é ela quem submete à votação — nove votos a favor e uma abstenção.

Com Molina como chairman da chapa proposta, a Marfrig ganha o protagonismo sobre o comando dos negócios. Em uma empresa de capital — por enquanto — pulverizado como a BRF, o conselho de administração é o órgão máximo de gestão e governança.

As ações da BRF registravam alta na bolsa há pouco, com ganho de 1,5% e a empresa avaliada em pouco menos de R$ 20 bilhões.

Molina encontrou obstáculos no aumento de capital da BRF, que levantou R$ 5,4  bilhões, para ampliar sua participação. A resistência foi apresentada pela fundação Petros, acionista histórica do negócio, desde os tempos da Perdigão. Mas, tudo indica, isso não alterou nenhum um pouco o curso dos acontecimentos até o momento. Ter uma fatia maior da operação seria — ou será — especialmente importante no caso de uma combinação societária das empresas. Destino que muitos acreditam já estar traçado.

A chapa apresentada pela Marfrig traz Sérgio Rial, atual chairman do Santander Brasil e membro do conselho do Santander na Espanha, como vice-presidente. O grupo tem um total de dez membros como o atual, sendo três mulheres.

O que mais despertou atenção no mercado é o fato de, pela primeira vez em décadas (se considerada a matriz da Perdigão), os fundos de pensão Previ e Petros estão de fora do poder de influência na administração, bem como membros das famílias fundadores da Sadia — permanecem como acionistas, com seus direitos como tais. Portanto, nada de rivalidades internas para permear as decisões.

Se eles saem mesmo, só a assembleia de BRF dirá, uma vez que existe sempre a possibilidade de que algum acionista peça voto múltiplo e que haja concentração de votos em um ou dois eventuais candidatos.

A chapa completa proposta tem ainda: Oscar Bernardes, ex-CEO global da Bunge, conselheiro da Dasa, Localiza, Mosaic (nos Estados Unidos); o pecuarista Pedro Camargo Neto, que negociou o acordo do algodão na Organização Mundial do Comércio (OMC) e é também ex-presidente da Abipecs e da Sociedade Rural Brasileira; Márcia Marcal dos Santos, sócia e vice-presidente da MMS Participações, controladora da Marfrig, com experiência na área financeira e de auditoria; Déborah Stern Vieitas, que durante anos trabalhou em bancos é hoje CEO da Câmara de Comércio Americana (Amcham); Eduardo Picetti, membro do conselho da Mahle Metal Leve e do conselho fiscal da Marfrig; e Altamir Silva, ex- diretor do Safra e do JP Morgan no Brasil e em Nova York, especialista em mercado de capitais e fusões e aquisições. Foram indicados para reeleição, ou seja, para permanecer no conselho Augusto Cruz, ex-presidente do grupo Pão de Açúcar, e Flávia Bittencourt, presidente da Adidas no Brasil.

A próxima grande pergunta que fica no ar, mas que talvez ainda seja cedo para uma resposta, é quem será o presidente executivo da BRF, uma vez que o contrato de Pedro Parente termina neste ano e ele quem construiu a presidência atual, com a indicação de Lorival Luz.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Últimas Notícias

ver mais
Na aposentadoria de Murdoch, a Succession da vida real
Exame IN

Na aposentadoria de Murdoch, a Succession da vida real

Há 5 horas
Casas Bahia avalia venda de ativos e está confiante em alongamento de dívida  
Exame IN

Casas Bahia avalia venda de ativos e está confiante em alongamento de dívida  

Há um dia
Gigante do private equity, CVC pode reabrir mercado de IPOs europeu
Exame IN

Gigante do private equity, CVC pode reabrir mercado de IPOs europeu

Há um dia
Em Nova York, a Votorantim faz um roadshow diferente
Exame IN

Em Nova York, a Votorantim faz um roadshow diferente

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais