14 de março de 2024 às 16:08
A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um projeto de lei na quarta-feira, 13, que daria à ByteDance, proprietária chinesa do TikTok, cerca de seis meses para desinvestir os ativos do aplicativo nos EUA.
Caso isso não aconteça, a rede social pode ser banida do país.
A medida é a mais recente de uma série de movimentos dos EUA para responder às preocupações de segurança nacional dos EUA sobre a China.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, perguntou na terça-feira: "Queremos que o TikTok, como plataforma, seja de propriedade de uma empresa americana ou da China?"
"Queremos que os dados do TikTok - dados de crianças, dados de adultos - fiquem aqui na América ou vão para a China?"
Apesar da vitória folgada na casa, por 352 a 65, o projeto pode enfrentar mais resistência no Senado.
Vários senadores já levantaram preocupações sobre o texto da legislação, que menciona explicitamente o TikTok e a ByteDance, e, segundo alguns, isso viola uma parte da Constituição que proíbe o Congresso de mirar entidades específicas em leis.
Se for aprovado no Senado, o texto deve ir à sanção do presidente Joe Biden, que já disse na semana passada que deve assinar a medida.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, acrescentou que a administração Biden também queria ver "o Senado agir rapidamente."