20 de junho de 2024 às 16:54
Depois de meses de calor intenso, os apaixonados por frio ficam aliviados com a chegada do inverno nesta quinta-feira, 20.
Além das mudanças nas condições meteorológicas, o primeiro dia da estação mais gelada também será marcado por outro fenômeno natural. Hoje será o dia mais curto de 2024 e a noite mais longa.
Nesta quinta-feira, o sol surge às 07h04 e se põe às 17h28, no horário de Brasília.
O que é solstício? Derivado do latim e significando "sol parado", o nome foi escolhido porque os astrônomos antigos notaram que o sol parecia "parar" ao alcançar seu ponto máximo no céu duas vezes ao ano, em junho e dezembro.
Por que é o dia mais curto de 2024? O sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela Linha do Equador. Quando a Terra chega a esse ponto, a radiação solar diminui no Hemisfério Sul. Com menos horas de sol, o dia se torna mais curto e a noite mais longa.
Enquanto isso, o oposto ocorre no Hemisfério Norte. Hoje, o sol atinge seu ponto mais alto no céu e a máxima distância em relação aos pontos cardeais leste e oeste, resultando em dias mais longos e noites mais curtas.
Durante os equinócios, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração. No entanto, após o equinócio de outono, os dias começam a encurtar gradualmente até o solstício de inverno.