16 de maio de 2024 às 16:08
Nesta sexta-feira, 17, é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia, data que reforça as necessidades de criminalização do preconceito contra a população LGBTQIA+.
Celebrado desde 2010, a data é um marco importante para a valorização da comunidade no cenário mundial.
Em termos gerais, o Dia Internacional contra a Homofobia visa trazer um debate para o desenvolvimento da criminalização do preconceito. A homofobia ainda é presente na sociedade e atualmente a luta no combate a esse preconceito, tem sido pauta em diversos locais do mundo.
O que é homofobia? A homofobia consiste no ódio e repulsa por pessoas consideradas homossexuais, ou seja, de orientação sexual do mesmo gênero.
Por que 17 de maio é Dia Internacional contra a Homofobia? A data é celebrada no dia 17 de maio, em homenagem ao dia que o termo “homossexualismo”, passou a ser desconsiderado quando se refere a população LGBT.
Os termos com "ismo" no final, indicam algum tipo de doença e a retirada do termo, foi um importante passo para inibir a discriminação.
O homossexualismo foi excluído da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.