28 de março de 2024 às 13:47
Antes da Páscoa, o país comemora a Sexta-feira da Paixão — considerada pelos católicos como o dia da crucificação de Jesus Cristo — data que é feriado nacional, e em 2024 será celebrada em 29 de março.
Mas a Quinta-feira Santa, data que marca o início das comemoções do tríduo há cidades que começam a comemoração mais cedo, no dia 28 de março, considerado como a Quinta-Feira Santa.
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram o episódio em que Jesus lava os pés de seus discípulos durante celebrações da Pessach, a "Páscoa judaica", que comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
Segundo a Bíblia, essa foi a Última Ceia de Jesus com seus discípulos e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia.
A data, que também marca o fim da quaresma, influencia cerimônias de lava-pés e santos óleos, comuns em muitas igrejas de todo o mundo. Neste dia, igrejas católicas não costumam tocar sinos.
A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo com 5 dias de significado religioso para os cristãos: Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.
Pessoas acreditam que a quinta e a sexta antes do domingo de Páscoa formam um feriado prolongado. Porém, a Quinta-feira Santa não é um feriado do Brasil.