23 de maio de 2024 às 19:32
O papa Francisco reconheceu oficialmente um segundo milagre atribuido ao beato Carlo Acutis, abrindo a possibilidade para sua canonização como o primeiro santo millennial.
O adolescente italiano, que nasceu em Londres e morreu de leucemia aos 15 anos, em 2006, ganhou notoriedade por seu trabalho na divulgação da fé católica por meio da internet. Foi apelidado de "influenciador de Deus".
A decisão do papa foi tomada durante uma reunião com o chefe do departamento de santos do Vaticano, cardeal Marcello Semeraro.
Acutis já havia sido beatificado em 2020, após o reconhecimento de seu primeiro "milagre": a cura de uma criança brasileira, que sofria com uma doença congênita no pâncreas em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Agora, segundo o papa, a Igreja reconheceu um segundo "milagre". Acutis teria curado também um estudante universitário de Florença (Itália), que sofria vítima de um traumatismo craniano.
O reconhecimento desse segundo feito milagroso abre caminho para sua canonização. A Igreja Católica, no entanto, ainda não informou a data para canonizá-lo.
O que é considerado um milagre para a Igreja Católica? De acordo com a liturgia da Igreja Católica Romana, um milagre geralmente é um ato que vai além do poder da ciência, como a cura clinicamente inexplicável de uma pessoa.
Para a instituição, a canonização — elevar alguém como santo — significa cultuá-lo para que outros milagres sejam realizados na Terra, posto que os santos intercedem em nome das pessoas que oram a eles.
Devido ao papel na evangelização online, Acutis foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude do ano passado, em Lisboa. A vida e obra dele continuam a ser lembradas ao redor do mundo por meio de seu site, no qual documenta milagres eucarísticos.
Nascido em Londres, Acutis viveu a maior parte de sua infância na Itália, na cidade de Monza. Foi conhecido pela Igreja Católica por espalhar a fé na internet no começo dos anos 2000, quando as redes sociais começavam a se popularizar.
Ao longo de sua vida, ele relatou ter performado alguns milagres. Dias antes de morrer, em 2006, publicou um site com todos os seus milagres eucarísticos relatados. O jovem perdeu a batalha contra a leucemia.
Seu corpo foi enviado à cidade de Assis, também na Itália, onde permanece preservado.
Conhecido como "influenciador de Deus", Acutis recebeu o apelido depois de morrer. O site que criou já foi traduzido para dezenas de idiomas, servindo de base para o estudo do catolicismo.