Pop

Corpus Christi é feriado? Saiba se a data é considerada nacional ou ponto facultativo

Mateus Omena

10 de maio de 2024 às 10:44

PEDRO LADEIRA/Getty Images

O Corpus Christi é uma das celebrações mais populares do Brasil, em razão da forte influência da Igreja Católica na sociedade e na cultura. Em diversas cidades, centenas de pessoas se reúnem para fazer procissões.

A tradição também é simbolizada pela elaboração e exibição de tapetes coloridos.

Marius Becker/Getty Images

As cerimônias acontecem nas catedrais 60 dias após a Páscoa, que rememora a crucificação e ressurreição de Cristo. Portanto, o Corpus Christi não possui uma data fixa, ao contrário de outras festividades cristãs como o Natal.

O Corpus Christi é sempre celebrado em uma quinta-feira, em memória da Última Ceia, o último encontro de Jesus Cristo com seus doze apóstolos antes da sua Paixão, morte e ressurreição, que segundo os católicos ocorreu em uma quinta-feira.

Roberto Machado Noa/Getty Images

Neste ano, o Corpus Christi está agendado para o dia 30 de maio, quinta-feira. Embora a celebração não seja oficialmente reconhecida como feriado nacional, é considerada ponto facultativo.

Por outro lado, várias capitais brasileiras incluem a data em seus calendários de celebrações através de decretos. Exemplos disso são São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN).

Leandro Fonseca/Exame

Em contrapartida, cidades como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Macapá (AP), São Luís (MA) consideram o Corpus Christi como ponto facultativo.

Considerando que o Corpus Christi ocorrerá em uma quinta-feira, os trabalhadores poderão emendar o feriado na sexta-feira, 31, desde que a folga seja prevista pela empresa ou órgão público.

LEIA MAIS