Negócios

SouthRock inclui Subway no pedido de recuperação judicial, com dívidas de R$ 482 mi

Daniel Giussani

14 de março de 2024 às 18:36

Andre Porto/Divulgação

Responsável pela marca da Starbucks no Brasil, a SouthRock pediu recuperação judicial para outra importante marca no país: a Subway, de sanduíches. A dívida alegada pela empresa é de R$ 482,7 milhões

Daniel Giussani/Exame

Até então, a marca não estava no mesmo processo de reestruturação da SouthRock, que inclui a Starbucks no país, porque, segundo a empresa, havia uma colaboração de parte relevante dos credores da Subway para manter a operação.

Andre Porto/Divulgação

Esse compromisso, aliás, foi o que fez a detendora da marca Subway mundialmente permitir que a SouthRock continuasse a exercer, durante um período determinado e até que houvesse uma transição organizada, a função de franqueadora master da marca no Brasil.

Subway/Divulgação

Segundo os advogados da SouthRock, porém, um pequeno grupo de credores decidiu interromper as negociações e conversas que vinham sendo mantidas e passou a cobrar as dívidas imediatamente.

Subway/Divulgação

Isso fez com que o grupo americano decidisse por romper o chamado “forbearance agreement”, que permitia à SouthRock continuar sendo master franqueadora da Subway no Brasil nesse período de tempo.

Em nota, a SouthRock disse que, "nesta semana, deu início ao processo de Recuperação Judicial do grupo de CNPJs que até recentemente era responsável pela gestão das franquias Subway no Brasil, devido a, entre outras circunstâncias, o cancelamento da sua licença de operação".

A Subway entrou no grupo de empresas controladas pela SouthRock no Brasil em 2022. Por aqui, conta com cerca de 1,6 mil unidades, o que a coloca entre as principais franqueadas de alimentos e bebidas do país.

Leia mais