11 de setembro de 2024 às 16:07
O bilionário Sun Dawu, criador de porcos e galinhas, cumpre 18 anos de prisão por corrupção. Em apelo, alertou que sua empresa, com 10 mil funcionários, pode colapsar sem sua liderança.
Sun está preso desde 2021 e seu apelo foi ignorado. Sua empresa Hebei Dawu Agriculture tem mais de 10 mil funcionários, e seu colapso seria preocupante para a economia chinesa.
Sun foi alvo do governo chinês, que nos últimos anos prendeu diversos empresários vistos como ameaças ao controle do Partido Comunista, como parte da repressão de Xi Jinping.
A prisão de empresários passa a mensagem de que o governo visa eliminar ameaças ao seu poder, mesmo ao custo econômico. O governo, no entanto, nega a repressão ao setor privado.
Sun criticou o Partido Comunista e colaborou com ativistas, o que levou à sua prisão. Sua sentença de 18 anos é vista como prisão perpétua, dada sua idade avançada.
Casos semelhantes ao de Sun incluem o de Ren Zhiqiang, magnata que criticou o governo durante a pandemia e foi condenado a 18 anos, e Wu Xiaohui, ex-presidente da Anbang, preso por fraude.
Jack Ma, do Alibaba, também se distanciou após criticar os reguladores chineses em 2020. Bao Fan, do China Renaissance Holdings, renunciou devido a uma investigação.
Outro caso envolve Tian Huiyu, ex-presidente do China Merchants Bank, condenado à morte suspensa por suborno e negociação com informações privilegiadas em 2023.