8 de janeiro de 2025 às 10:53
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a sugerir que seu país poderia anexar o Canadá nesta segunda-feira 6, após o premiê canadense, Justin Trudeau, anunciar que deixará o cargo.
"Muitas pessoas no Canadá AMAM ser o 51º Estado. Os Estados Unidos não podem mais sofrer com o massivo déficit comercial e subsídios que o Canadá precisa para não afundar. Justin Trudeau sabia disso e renunciou", postou Trump, na rede social Truth Social.
Em dezembro, Trump havia postado que seria uma "ótima ideia" que o Canadá se tornasse parte dos Estados Unidos. O republicano também ameaçou impor novas tarifas comerciais ao Canadá.
Nesta segunda, 6, Trudeau anunciou que renunciará ao cargo de líder de seu partido, o que abre espaço para que ele seja substituído como premiê. Outro nome de sua legenda assumirá o cargo.
Em discurso, ele disse que o país "merece uma escolha real" nas próximas eleições e que, por conta de batalhas internas, ele não poderá ser o líder do Partido Liberal nas próximas eleições.