18 de novembro de 2024 às 10:18
Pela primeira vez, o governo Biden autorizou a Ucrânia a usar mísseis balísticos fornecidos pelos Estados Unidos para ataques dentro da Rússia, dizem autoridades americanas, marcando uma grande mudança de política.
Eles provavelmente serão inicialmente empregados contra tropas russas e norte-coreanas para dar suporte às forças ucranianas na região de Kursk, no oeste da Rússia, de acordo com autoridades americanas.
A Ucrânia vem fazendo lobby nos Estados Unidos há anos para receber a autorização, que vem nos meses finais do governo Biden. O presidente eleito Donald Trump disse que buscará um fim rápido para a guerra na Ucrânia.
ATACMS, feitos pela Lockheed Martin, são mísseis balísticos de curto alcance que, dependendo do modelo, podem atingir alvos a 300km de distância com uma ogiva contendo cerca de 170kg de explosivos.
Mísseis balísticos voam muito mais alto na atmosfera do que foguetes de artilharia e muitas vezes mais longe, retornando ao solo em velocidade incrivelmente alta por causa da atração da gravidade.