17 de dezembro de 2024 às 11:47
A história está repleta de exemplos de nações que, por diferentes razões, desapareceram do mapa. Mudanças políticas, guerras, crises econômicas e pressões externas foram alguns dos motivos que levaram ao fim de países inteiros.
Aqui estão 10 exemplos de nações que deixaram de existir, mas cujo legado ainda pode ser encontrado na cultura, geografia e política de seus territórios originais.
A Iugoslávia surgiu após a Primeira Guerra Mundial, reunindo diversos grupos étnicos e linguísticos dos Bálcãs. Durante grande parte do século 20, o país foi governado sob um regime socialista liderado por Josip Broz Tito. Com sua morte, em 1980, tensões étnicas e nacionais levar
A União Soviética foi um dos países mais poderosos do mundo durante o século 20. Formada após a Revolução Russa de 1917, ela abrangia 15 repúblicas, incluindo a Rússia, Ucrânia e os Estados Bálticos.
Criada após a Primeira Guerra Mundial, a Tchecoslováquia reunia duas nações principais: tchecos e eslovacos. Apesar de uma história de colaboração, diferenças culturais, lingüísticas e econômicas levaram à separação pacífica do país em 1993.