Mercado imobiliário

Veja os três bairros em que a cobrança de aluguel é mais próxima do ideal

Beatriz Quesada

4 de julho de 2024 às 14:18

Foto: Aluguel de imóveis (sakchai vongsasiripat/Getty Images)

Uma grande dúvida de inquilinos e proprietários é se o preço cobrado no aluguel está ou não dentro dos parâmetros esperados. Porém, quanto mais próximo um imóvel está do preço ideal, maior a chance de o negócio ser fechado mais rápido.

Foto: Bairro da Liberdade, em São Paulo (Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

Os bairros onde isso é mais provável de ocorrer são: Liberdade, República e Sacomã, nas Zonas Central e Sudeste da cidade. A conclusão é do Índice Preço Real (IPR) EXAME-Loft.

O IPR EXAME-Loft, que mensalmente avalia compara os preços cobrados pelos proprietários nas principais plataformas digitais com uma estimativa de valor real do aluguel. Os valores reais são recomendados por meio de inteligência artificial, com análise de 51 bairros da capital.

Foto: Vista aérea de São Paulo (Leandro Fonseca/Exame)

Os três bairros apresentam os menores IPRs de São Paulo, com indicadores abaixo de 3%. Os valores foram: Liberdade (-3,63%), Sacomã (-3,30%) e República (-3,29%).

Na pesquisa, índices negativos tendem a mostrar bairros com preços anunciados e recomendados igualados ou próximos a isso, já que a metodologia prevê margem de confiança na casa dos 3,5%.

Os detalhes estão na reportagem: