Mercado imobiliário

Preço anunciado de aluguel dispara neste bairro nobre de São Paulo; veja qual

Beatriz Quesada

20 de maio de 2024 às 15:41

Foto: Vista áerea de São Paulo, no bairro do Jardim Europa (Rebeca Mello/Getty Images)

O Jardim Europa, bairro nobre da Zona Oeste de São Paulo, foi o local onde houve maior aumento na disparidade entre os preços anunciados para aluguel e o que realmente costuma ser acordado entre as partes na hora de fechar negócio.

Foto: Vista aérea de São Paulo (Leandro Fonseca/Exame)

A conclusão é da edição de maio do Índice Preço Real EXAME-Loft, que mensalmente avalia a diferença entre o preço transacionado e a estimativa de quanto realmente vale o aluguel do imóvel.

Foto: Marginal Pinheiros, em São Paulo, no bairro Jardim Europa (Germano Lüders/Exame)

No Jardim Europa, a diferença entre anúncios e recomendações passou de 3,46% para 12,39% da edição de abril para maio – uma alta de 8,93 pontos percentuais (p.p.). 

“O movimento foi puxado pelo aumento do preço anunciado médio, que subiu 9%. Parte desse aumento pode ser explicado porque houve uma menor quantidade neste mês de imóveis à disposição para aluguel”, afirmou Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

Foto: Aluguel de imóveis (sakchai vongsasiripat/Getty Images)

O IPR médio da cidade de São Paulo foi de 2,73%. Aqui também houve um aumento, mas bem menor que no Jardim Europa: o estudo mostrou uma alta de 0,73 p.p. na diferença em relação ao levantamento do mês anterior. Foi a primeira elevação mensal do IPR em cinco meses.

Veja a lista completa de bairros na reportagem: