Mercado imobiliário

Aluguel rende mais nos apartamentos de apenas um dormitório – entenda o por quê

Beatriz Quesada

21 de maio de 2024 às 16:54

Foto: Aluguel de imóveis (sakchai vongsasiripat/Getty Images)

Comprar um imóvel pode ser uma decisão de moradia, mas também de investimento. Os investidores que escolhem colocar sua propriedade para locação de olho no rendimento do aluguel devem estar atentos à rentabilidade que essa operação oferece em comparação a outras opções.

Foto: (sem legenda) (Leandro Fonseca/Exame)

O aluguel mais interessante em termos de rentabilidade é o que vem dos apartamentos de um dormitório. A conclusão é do Índice FipeZAP, que mensalmente analisa a dinâmica de preços em 50 cidades selecionadas (veja metodologia na matéria).

Foto: Vista aérea da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo (Loft/Divulgação)

Com base em dados de abril de 2024, o retorno médio do aluguel residencial dos apartamentos de um dormitório ficou em 6,57% ao ano – acima da taxa de juros real, que ficou em 6,41% nos cálculos do índice. Por sua vez, a média dos imóveis para locação ficou em 5,86% ao ano.

“A valorização de imóveis com um dormitório demonstra uma preferência por localizações com fácil acesso a serviços e distritos comerciais, mesmo que isso resulte em espaços menores”, afirmou Ana Tedesco, economista do DataZAP.

Foto: Imóveis em Pinheiros, São Paulo (Reprodução/Getty Images)

A cidade de São Paulo é o maior expoente das unidades compactas e centrais, mas, segundo Tedesco, o movimento pode se espalhar além da capital paulista.

Veja a matéria completa aqui: