8 de fevereiro de 2024 às 17:31
O sucesso em torno da volta do McFish ao cardápio do McDonald's no Brasil, que já superou as expectativas de vendas, não é por acaso.
O lançamento do sanduíche, que estava fora de linha no país desde 2019, envolveu uma robusta estratégia de marketing de escassez, conforme revelou Sérgio Eleutério, diretor de marketing da rede de fast food em entrevista à EXAME.
A abordagem baseia-se na oferta limitada de um produto ou serviço para gerar um senso de urgência e desejo nos consumidores. Pela primeira vez, o McDonald's criou um voucher de venda antecipada para que os fãs do sanduíche pudessem experimentá-lo em primeira mão.
Segundo Eleutério, somente com os vouchers antecipados, a companhia já passou de 10% do que era previsto vender durante toda a campanha, que tem tempo limitado.
"Não estamos vendendo só um sanduiche. Estamos vendendo a memória afetiva que as pessoas tinham com isso", diz Sérgio Eleutério, diretor de marketing do McDonald's no Brasil
O que é o marketing de escassez? A estratégia fundamenta-se na ideia de que a raridade de um produto ou serviço aumenta seu valor percebido, visando capitalizar a emoção gerada pela possibilidade de perder algo valioso.