22 de maio de 2024 às 16:53
Se você mora no Brasil e ganhou acima de R$ 30.639,90 no ano de 2023, deverá declarar o Imposto de Renda 2024.
Mas não é só esse fato que torna obrigatório a declaração. Existem outras regras que a pessoa pode se enquadrar e, neste caso, precisa também declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Segundo a Receita Federal, o prazo de declaração do IR começa 15 de março e vai até 31 de maio. E se não declarar? Pode ser multado.
“Quem estiver obrigado e não enviar a declaração até o fim do prazo legal, recebe multa pela falta ou pelo atraso na entrega.", ressalta Anderson Roberto Marioto, contador da Maioto Associados Contabilidade Empresarial.
Para facilitar a declaração, André Charone, contador, especialista em gestão financeira e sócio do escritório Belconta, orienta que a pessoa tenha em mãos alguns documentos, como:
Informes de rendimentos de instituições financeiras, incluindo bancos e corretoras; Informes de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadorias, aluguéis, entre outros;
Documentos que comprovem a realização de outras rendas, como aluguel ou venda de bens; Informações de dependências, incluindo gastos com saúde e educação; Dados da declaração anterior, se houver.