Invest

"O Brasil será irreconhecível daqui a 5 anos", diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest

Guilherme Guilherme

8 de fevereiro de 2024 às 17:05

Leandro Fonseca/Exame

Walter Maciel, CEO da AZ Quest, avalia que um dos maiores erros do mercado tem sido subestimar o potencial de crescimento do Brasil. Para este ano, a projeção da gestora de mais de R$ 24 bilhões em investimentos, é de que a economia brasileira terá uma expansão acima de 2%.

O consenso do boletim Focus é de 1,59% de alta no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e de 2% para os anos seguintes. "Tenho certeza que o Brasil vai crescer muito mais que o projetado", afirma Maciel em entrevista à EXAME Invest.

Gabriel Reis/Divulgação

Entre os fatores que sustentam a visão do economista estão as reformas realizadas durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro e o aumento de produção da petróleo e do agronegócio. "O Brasil daqui a cinco anos será irreconhecível", diz.

"Real deve se valorizar": Com uma balança comercial cada vez mais robusta, Maciel vê alta probabilidade de o dólar perder ainda mais força localmente, chegando próximo de R$ 4,30 no fim do ano.

"A minha preocupação para daqui a cinco anos é nós exportarmos tanto que o real poderá se valorizar demais e o Brasil perder competitividade internacional. Mas aí seria um problema bom, daria para aumentar as reservas para desvalorizar o real ou montar um fundo soberano."

Gabriel Reis/Divulgação

Mas para isso se concretizar, Maciel alerta que não pode haver grandes problemas fiscais. Pelo cenário-base, ao menos, a perspectiva é otimista.

Leia a entrevista completa em EXAME