17 de julho de 2024 às 11:04
A Caixa informou na última terça-feira, 16, que o lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi de R$ 32,4 bilhões no ano passado. Trata-se do maior lucro da história do fundo.
Considerando somente a remuneração básica, composta pela Taxa Referencial (TR) + 3% ao ano, a rentabilidade do FGTS em 2023 alcançou 4,96%, superando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período, que foi de 4,62%.
Com a distribuição de parte do lucro do FGTS aos trabalhadores, a rentabilidade das contas aumentará ainda mais. A Caixa informou que o lucro será distribuído aos trabalhadores até dia 31 de agosto.
Quem tem direito ao lucro do FGTS? Receberão todos os trabalhadores que tinham conta vinculada com saldo em 31 de dezembro de 2023. O Conselho Curador do FGTS ainda decidiu como a distribuição será feita. No ano passado, o órgão decidiu pela distribuição de 99% do lucro.
Quem pode sacar o lucro do FGTS? O saque do lucro do FGTS só é possível se o cotista se encaixar nas situações que o resgate do dinheiro é autorizado.
Os trabalhadores poderão sacar os valores creditados na distribuição de resultados de acordo com as regras estabelecidas pela Lei nº 8.036/90: casos de demissão sem justa causa; aposentadoria; saque aniversário; aquisição de moradia própria e calamidades.
Para realizar a consulta ao valor creditado, o trabalhador pode acessar o App FGTS. Também é possível verificar o saldo e outras informações do seu FGTS no site da Caixa, basta fazer login e a sua consulta.