13 de junho de 2024 às 18:46
O Ibovespa caiu 0,31% nesta quinta-feira, 13, e fechou no menor patamar do ano, em 119.568 pontos. Ainda pesa no radar o risco fiscal. Após tocar a mínima, no entanto, o mercado brasileiro diminuiu as perdas em repercussão a falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Haddad disse que o governo vai colocar propostas na mesa e manter um ritmo mais intenso de trabalho sobre a agenda de cortes de gastos, fazendo uma revisão ampla de despesas.
As falas, dadas ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, vieram após um dia de intensa desconfiança do mercado quanto aos rumos fiscais do País.
Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associou o equilíbrio fiscal com o aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros -- sem mencionar um controle de gastos --, o que afundou a bolsa.
Havia também preocupação com a força do próprio Haddad, após o Senado ter devolvido a medida provisória (MP) que limitava a compensação de crédito do PIS/Cofins para a manutenção da política de desoneração da folha de empresas e municípios até 2027.
Haddad disse não ter "plano B" para compensar a desoneração depois da devolução da MP.