Invest

Ibovespa reduz perdas após falas de Haddad, mas volta a ter pior fechamento do ano

Rebecca Crepaldi, Beatriz Quesada

13 de junho de 2024 às 18:46

Foto: B3 (B3SA3), Ibovespa, Faria Lima (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)

O Ibovespa caiu 0,31% nesta quinta-feira, 13, e fechou no menor patamar do ano, em 119.568 pontos. Ainda pesa no radar o risco fiscal. Após tocar a mínima, no entanto, o mercado brasileiro diminuiu as perdas em repercussão a falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Foto: Painel de cotações da B3; Ibovespa (Germano Lüders/Exame)

Haddad disse que o governo vai colocar propostas na mesa e manter um ritmo mais intenso de trabalho sobre a agenda de cortes de gastos, fazendo uma revisão ampla de despesas.

Foto: (sem legenda) (Freepik/Freepik)

As falas, dadas ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, vieram após um dia de intensa desconfiança do mercado quanto aos rumos fiscais do País.

Foto: Painel; Bolsa; iBovespa; B3 (Germano Lüders/Exame)

Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associou o equilíbrio fiscal com o aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros -- sem mencionar um controle de gastos --, o que afundou a bolsa.

Foto: Painel; Bolsa; iBovespa; B3 (Germano Lüders/Exame)

Havia também preocupação com a força do próprio Haddad, após o Senado ter devolvido a medida provisória (MP) que limitava a compensação de crédito do PIS/Cofins para a manutenção da política de desoneração da folha de empresas e municípios até 2027.

Foto: B3 (B3SA3) - Ibovespa (Eduardo Frazão/Exame)

Haddad disse não ter "plano B" para compensar a desoneração depois da devolução da MP.

Leia a matéria completa!