Invest

Brasileiros perderam R$ 2,7 bilhões em golpes online de venda de carros em 2023, diz estudo

Rebecca Crepaldi

31 de maio de 2024 às 19:09

Foto: A União Europeia tomou a histórica decisão em 2022 de proibir os carros com motor a combustão em 2035 (/AFP Photo)

Em 2023, os brasileiros perderam R$ 2,7 bilhões em cerca de 91 mil golpes pela internet envolvendo compra e venda de automóveis, é o que revela um estudo da OLX disponibilizado com exclusividade à EXAME Invest.

Foto: (sem legenda) (Burak Karademir/Getty Images)

A pesquisa analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, aplicativos e contas digitais de janeiro a dezembro de 2023.

Foto: (sem legenda) (Jung Getty/Getty Images)

Em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online e 150 milhões de dispositivos cadastrados, entre celulares, tablets e computadores.

Foto: (sem legenda) (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Entretanto, apesar da quantidade de fraudes ainda estar na casa dos 90 mil, houve uma redução de 60% no total de golpes aplicados nessa categoria, comparando 2023 com 2022.

Foto: . (Jackal Pan/Getty Images)

Para Beatriz Soares, VP de Produto da OLX, uma maior educação digital do usuário foi fundamental para essa redução expressiva no número de golpes de um ano para o outro.

Foto: O valor do seguro dos carros mais vendidos no Brasil no mês de agosto (Jung Getty/Getty Images)

Entre os estados mais impactados, São Paulo lidera o ranking com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia (6%).

Foto: trânsito em São Paulo (/Getty Images)

Carros são os mais visados pelos fraudadores, representando 64% das fraudes, motos vêm em seguida, com 31%, e caminhões em terceiro lugar com 5% das ocorrências.

Leia matéria completa!