5 de setembro de 2024 às 16:51
Sair de um status endividado e alcançar uma vida financeira estável pode parecer um sonho distante para muitos brasileiros.
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostraram que o percentual de famílias brasileiras com dívidas atingiu 78,8% em maio deste ano.
A boa notícia, no entanto, é que com planejamento, disciplina e as negociações certas, é possível reverter a situação e começar a pensar no futuro.
Confira, a seguir, algumas dicas para transformar a sua relação com o dinheiro e dar o primeiro passo no mundo dos investimentos:
Enfrente as suas dívidas: Conhecer a sua realidade financeira é o primeiro movimento para traçar uma estratégia eficaz de quitação das dívidas. Ao ter clareza sobre o quanto você deve, fica mais fácil negociar com credores e priorizar os pagamentos.
Negocie com os credores: Agora que você sabe quais são exatamente as suas dívidas, é hora de renegociar. Muitas instituições estão dispostas a revisar prazos, juros e parcelas, especialmente quando o devedor demonstra disposição para quitar o débito.