30 de abril de 2024 às 11:48
Quem cresceu na internet e ouviu frases como "não confie em tudo que você vê" dos pais, saiba que agora pode ser a hora de retribuir o favor.
O Facebook está abarrotado de imagens geradas por inteligência artificial que estão ficando cada vez mais bizarras: uma página, por exemplo, começou publicando uma imagem de uma escultura de Jesus feita em areia.
Depois de algum tempo, as publicações passaram a ter imagens de Jesus no mar, com braços de caranguejo ou camarão, de vez em quando segurando uma aeromoça nos braços.
Na legenda, frases como "Fiz essa sozinha, o que acharam?" ou "Ninguém aprecia mais arte de verdade..." contribuem para um engajamento maior na foto.
Mas, claro, sem qualquer indicação de que o conteúdo foi gerado com um simples prompt.
Apesar de algumas postagens também viralizarem como meme, o conteúdo também confunde usuários mais velhos e que não tem noção completa do potencial da IA generativa.
Um estudo realizado pelo Stanford Internet Observatory analisou 120 dessas páginas e descobriu que algumas são administradas pelos mesmos operadores, que frequentemente não informam aos usuários que as imagens são sintéticas.
A Meta, empresa-mãe por trás do Facebook, ainda não se pronunciou sobre as bizarras imagens que estão aparecendo no feed.