Faculdade EXAME
13 de setembro de 2024 às 11:59
Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, lidar e gerenciar emoções, tanto as próprias quanto as de outras pessoas. Uma das formas de mensurar a inteligência emocional de um indivíduo é por meio do quociente emocional.
Após décadas de estudos, a líder mundial em desenvolvimento de habilidades de inteligência emocional, TalentSmartEQ, concluiu, que 90% dos profissionais de alta performance têm quociente de inteligência emocional acima da média.
1. Quais são os sentimentos mais frequentes na sua rotina de trabalho? Você saberia dizer por que eles aparecem com tanta regularidade? A resposta indicará se você consegue perceber, diferenciar e nomear suas próprias emoções.
Quanto maior o número de sentimentos lembrados e descritos, melhor. Conseguir explicar os motivos que despertam as emoções mais frequentes no dia a dia dá ainda mais consistência à resposta.
2. Pense em duas situações que lhe causam medo, duas que desencadeiam raiva, duas que trazem indignação e duas que geram tristeza. Quais pensamentos e reações cada uma dessas situações provoca?
3. Quais são meus pontos fortes e fracos? Tenho confiança nas minhas próprias habilidades?
O que pretende ser medido por esse enunciado é o seu grau de autoconhecimento. Pessoas que fazem uma boa gestão das suas emoções geralmente sabem muito bem quais são seus diferenciais e suas lacunas. De modo geral, costumam ser autoconfiantes.