5 de abril de 2024 às 14:33
Por Eduardo Carvalho: O esperado halving do bitcoin está chegando. Previsto para ocorrer entre a segunda quinzena e o final de abril, o evento é conhecido por ser extremamente relevante para o mercado cripto.
Mas agora pode se encontrar em um dos momentos mais cruciais e potencialmente transformadores de sua história.
O fenômeno acontece a cada quatro anos e representa uma mudança significativa na dinâmica de oferta do bitcoin, ao reduzir pela metade a recompensa concedida aos mineradores pela validação de novos blocos de transações.
A ideia é preservar o valor do ativo mediante a escassez. Em 2024, a redução será da atual recompensa de 6,25 bitcoins para 3,125, e o bloco onde essa redução se inicia é no de número 840.000.
Historicamente, o preço da criptomoeda aumenta de dois a três meses após o evento, porém, neste caso, há um fator impulsionador:
A recente aprovação de ETFs de bitcoin pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).
Ou seja, o desenvolvimento do mercado promete ampliar o acesso e a distribuição do ativo ainda antes do evento do halving, funcionando como um catalisador para a sua valorização.
Dessa maneira, a atenção ao ativo não terá precedentes.