ESG

EXCLUSIVO: Casa dos Ventos e RIMA firmam acordo de R$ 1 bilhão pelo fornecimento de energia eólica

Letícia Ozório

17 de dezembro de 2024 às 10:22

Casa dos Ventos /Divulgação

A RIMA Industrial, mineradora focada na produção de ligas de silício e magnésio, e a Casa dos Ventos, empresa especializada na produção e comercialização de fontes eólica e solar, acabam de firmar um novo contrato de fornecimento de energia no montante de R$ 1 bilhão.

Durante 15 anos, a Casa dos Ventos abastecerá a operação da RIMA em Várzea da Palma (MG) com fontes eólicas, processo que busca acelerar a descarbonização da indústria brasileira.

null/

Ao fim da obra, o projeto terá 756 MW de capacidade instalada – o que evitará anualmente a emissão de mais de 1,2 milhão de tonelada de CO2 equivalente na atmosfera.

A operação com a RIMA tem início em 2026, e o próximo ano deve ser marcado pelo fim da instalação dos complexos eólicos, que atualmente estão em estágio avançado. Para a RIMA, o volume de energia eólica negociado representa 40% do seu consumo no longo prazo.

Casa dos Ventos/Divulgação

Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, contou à EXAME sobre o acordo. "“Hoje, com 3,4 GW de capacidade instalada entre operação e instalação, priorizamos os contratos de longo prazo para garantir a previsibilidade", conta.

O diretor de energia e mineração do Grupo RIMA, Alexandre Amaral, conta que a parceria entre as empresas busca trazer a sustentabilidade para o centro da produção industrial. Como o silício e o magnésio são insumos eletrointensivos, a empresa tem a transição energética como meta.

Leia mais: