Economia

Por que está tão difícil conseguir um carro na Uber ou 99?

Rafael Balago

15 de fevereiro de 2024 às 14:17

Bloomberg/Getty Images

Solicitar um carro de aplicativo, como Uber e 99, vem se tornando mais difícil nos últimos meses. Antes, com alguns cliques, um veículo aparecia em poucos minutos. Agora, a chance de ter um pedido sem resposta ou cancelado se tornou mais comum.

Mas por que está tão difícil? A resposta é simples: motoristas são bons de conta, e estão insatisfeitos com os seus ganhos.

Germano Lüders/Exame

Os condutores não têm poder para definir o preço das corridas, que seguem algoritmos das plataformas. Assim, eles não podem repassar aos clientes aumentos de custos com combustível e manutenção.

Com isso, passaram a ficar mais seletivos e a fazer contas antes de aceitar viagens. Se acharem que não vale a pena, preferem ficar parados ou rodarem sem passageiro até aparecer um pedido melhor.

Spencer Platt/Getty Images

Ao mesmo tempo, foram criados aplicativos para motoristas que avaliam o valor das viagens, para indicar quanto o profissional ganhará por minuto ou hora de trabalho, e que sugere se aquela viagem vale a pena ou não. A resposta vem em segundos.

Em agosto de 2023, a Uber entrou na Justiça contra um deles, o StopClub, que recusava corridas desvantajosas automaticamente. A empresa americana obteve uma liminar que determinava o bloqueio do app, em agosto, mas o veto foi derrubado em setembro, por uma decisão do TJSP.

David Paul Morris/Getty Images

Profissionais ouvidos pela EXAME, sob anonimato, disseram que, em São Paulo, o ideal é tentar faturar ao menos em torno de R$ 50 por hora de trabalho, excluída a taxa do aplicativo.

Esse dinheiro, além de ser uma renda pessoal, é usado para custear gastos como combustível e manutenção do carro. Há também contas por quilômetro, como ganhar ao menos 2 reais por km rodado.

Cris Cantón/Getty Images

Há também contas por quilômetro, como ganhar ao menos 2 reais por km rodado. "Com o litro da gasolina a 5 reais, não vale a pena trabalhar 20 minutos para ganhar 10 reais", diz um motorista.

Da mesma forma, corridas muito demoradas são evitadas. De manhã cedo, tem sido difícil encontrar motoristas na zona norte de São Paulo que queiram ir para a zona sul, por exemplo, com temor de perder tempo nas marginais.

Leia a matéria completa em EXAME