Carreira

Você escuta essas 10 frases com frequência? Isso indica que você tem a “Síndrome do Impostor”

Layane Serrano

7 de agosto de 2024 às 10:21

Bússola/Acervo pessoal

Você duvida constantemente de suas capacidades? Se sim, provavelmente, você pode ter a famosa “Síndrome do Impostor”.

Thirza Reis /Divulgação

“É como uma voz interna crítica que diminui a autoestima e a confiança, fazendo com que a pessoa se sinta inadequada e desqualificada, independentemente de seu sucesso objetivo”, diz Thirza Reis, psicóloga e coach ontológica há 20 anos.

Freepik/Divulgação

O termo “Síndrome do Impostor" foi criado em 1970 pelas psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes que investigaram um fenômeno observado em mulheres de alta performance que, apesar de suas realizações evidentes, sentiam-se como fraudes.

bugphai/Thinkstock

“Historicamente falando, existe um recorte de gênero na sociedade que estimula essa síndrome mais em mulheres, porque os homens são muito mais movidos para esse aspecto da realização", afirma a psicóloga.

Delmaine Donson/iStockphoto

Entre os sintomas da síndrome do impostor, a psicóloga destaca: autocrítica excessiva, medo de falhar, sensação de fraude e incapacidade de internalizar realizações.

Skynesher/Getty Images

A especialista destaca também 10 frases mais comum para quem é diagnosticado com a Síndrome do Impostor.

Eu não sou boa o bastante. Eu não estou qualificada o suficiente para assumir este cargo. O que essa pessoa viu em mim? "Eu não sou tudo isso que dizem que eu sou."

Para conhecer outras frases que são comuns para quem tem a Síndrome do Impostor e saber como se livrar delas, acessa a matéria na íntegra da EXAME:

Você tem a Síndrome do Impostor?