7 de agosto de 2024 às 10:21
Você duvida constantemente de suas capacidades? Se sim, provavelmente, você pode ter a famosa “Síndrome do Impostor”.
“É como uma voz interna crítica que diminui a autoestima e a confiança, fazendo com que a pessoa se sinta inadequada e desqualificada, independentemente de seu sucesso objetivo”, diz Thirza Reis, psicóloga e coach ontológica há 20 anos.
O termo “Síndrome do Impostor" foi criado em 1970 pelas psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes que investigaram um fenômeno observado em mulheres de alta performance que, apesar de suas realizações evidentes, sentiam-se como fraudes.
“Historicamente falando, existe um recorte de gênero na sociedade que estimula essa síndrome mais em mulheres, porque os homens são muito mais movidos para esse aspecto da realização", afirma a psicóloga.
Entre os sintomas da síndrome do impostor, a psicóloga destaca: autocrítica excessiva, medo de falhar, sensação de fraude e incapacidade de internalizar realizações.
A especialista destaca também 10 frases mais comum para quem é diagnosticado com a Síndrome do Impostor.
Eu não sou boa o bastante. Eu não estou qualificada o suficiente para assumir este cargo. O que essa pessoa viu em mim? "Eu não sou tudo isso que dizem que eu sou."
Para conhecer outras frases que são comuns para quem tem a Síndrome do Impostor e saber como se livrar delas, acessa a matéria na íntegra da EXAME: