10 de maio de 2024 às 22:47
O reembolso de despesas é uma política fundamental na maioria das empresas. Antes, era mais vinculado com setores que viajam com frequência, mas hoje em dia pode ser feita, também, como uma espécie de benefício aos colaboradores.
Há empresas que oferecem reembolso para consultas médicas, para a compra de remédios ou participação em cursos e workshops, pensando no desenvolvimento do time. Também é possível oferecer o reembolso de parte da conta de luz para colaboradores em home office, por exemplo.
Com tantas possibilidades diferentes, é importante entender como funciona o reembolso, principais tipos e boas formas de executá-lo. É o que vamos explorar no conteúdo de hoje.
O reembolso de despesas é feito para cobrir gastos realizados pelos colaboradores, que fizeram o pagamento de maneira direta e receberão por isso no futuro.
Todo o processo deve ser registrado e comunicado de maneira clara aos colaboradores, para que possam usar o recurso com responsabilidade e respeitando as diretrizes da empresa.
A classificação das despesas é importante para manter a organização contábil da empresa e organizar o caixa. Também auxilia no planejamento financeiro e estratégico das áreas.
Em primeiro lugar, destacamos que a CLT considera que o reembolso de despesa não faz parte da remuneração do funcionário. A exceção é nos casos em que os valores recebidos passem de 50% do salário.