Carreira

Pepsico fecha acordo com funcionários sobre escala 6X1. Entenda a proposta

Layane Serrano

4 de dezembro de 2024 às 14:42

Joel Silva/PepsiCo/Divulgação

A Pepsico, empresa americana de alimentos e dona das marcas como Toddy, Gatorade e Pepsi, conseguiu entrar em um acordo com os funcionários que promoveram desde o dia 24 de novembro uma greve nas fábricas de Sorocaba (interior de São Paulo) e na unidade de Itaquera, SP.

Davi Pinheiro/Divulgação

Aproveitando o Movimento VAT, que está em análise no Congresso graças à PEC apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e que busca acabar com a escala 6x1, muitos funcionários da multinacional participaram de uma paralisação em frente às fábricas contra a escala 6x1

Julia Carvalho/EXAME.com/

Nesta segunda-feira, 2, um acordo foi firmado com os funcionários da fábrica de Itaquera, em São Paulo. A escala 6x1 continuará, mas os funcionários ganharão 1 dia de folga no sábado por mês.

Joel Silva/PepsiCo/Divulgação

Segundo nota da Pepsico, os funcionários terão um acréscimo de aproximadamente 20 minutos em sua jornada diária de trabalho, que hoje é de 7 horas e 20 minutos, totalizando em média 7h40 por dia, o que pode variar a depender dos dias úteis de cada mês.

PepsiCo/Divulgação

Segundo Carlos Vicente, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (Stilasp), a fábrica de Itaquera possui cerca de 800 funcionários e a de Sorocaba possui cerca de 600 funcionários. "Tivemos adesão de 90% dos trabalhadores".

Joel Silva/PepsiCo/Divulgação

O acordo com os funcionários de Itaquera entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2025. Já os funcionários da unidade de Sorocaba aguardam negociação entre a empresa e o sindicato. A decisão deve sair até sexta-feira, 6.

Para saber mais informação sobre a paralisação que envolve a escala de trabalho da Pepsico, acesse a matéria na íntegra no site da EXAME:

Pepsico fecha acordo com funcionários sobre escala 6X1. Entenda a proposta