10 de maio de 2024 às 20:41
Estamos vivendo na era dos dados — e no RH não seria diferente. Mesmo que sua empresa ainda não tenha essa cultura implementada na prática, provavelmente existem dezenas de categorias de dados não utilizados, que poderiam trazer insights importantes para o negócio.
O People Analytics entra como aliado de empresas que desejam extrair informações valiosas sobre o perfil dos seus colaboradores.
Essas informações, quando bem coletadas, são usadas para aumentar a retenção da equipe, formar profissionais mais alinhados com a cultura e chegar mais longe nas metas e objetivos traçados anualmente.
O People Analytics é uma abordagem que usa dados dos colaboradores para fazer a gestão de pessoas, tomar decisões estratégicas e definir metas.
Com essa análise, é possível entender o perfil das pessoas que trabalham em uma companhia, seus pontos fortes (e fracos), identificar gargalos nos processos e oportunidades de melhorar o processo de tomada de decisões como um todo.
A abordagem também aproxima o time de RH com áreas estratégicas da empresa, unindo os objetivos do negócio com um desenvolvimento de pessoas que viabilize o engajamento, cumprimento de metas e bom trabalho de todos.
Recentemente, tornou-se comum ouvir uma frase que diz "contra dados não há argumentos". Podemos ser mais flexíveis em relação ao ditado, por vezes, mas em sua maioria, realmente é difícil discutir com fatos, números e informações concretas.