Carreira

O que você precisa aprender sobre gestão financeira empresarial; veja aqui

Da Redação

13 de maio de 2024 às 06:00

Foto: (sem legenda) (fizkes/iStockphoto)

A gestão financeira empresarial é parte chave do bom funcionamento de qualquer empresa. Pense nos profissionais da área como uma espécie de capitães de um navio, maestros, figuras-chave para ditar ações estratégicas de toda a empresa.

Foto: (sem legenda) (null/)

Sabendo disso, vale ter em mente que as atribuições vão além do comum controle do caixa e envolvem uma atividade diária com todos os setores, investigando áreas de potencial crescimento e realocações estratégicas, que podem ser feitas para melhorar a saúde financeira da empresa.

Foto: (sem legenda) (AndreyPopov/iStockphoto)

A gestão financeira empresarial envolve todo o processo de gerenciamento das atividades financeiras de uma empresa. O que isso significa? 

Foto: Agenda organizada com post-its coloridos para gestão e organização de tempo. (Olga PS/iStockphoto)

É simples: profissionais com diferentes contextos profissionais agem em conjunto para planejar, organizar, controlar e direcionar os recursos financeiros em diferentes áreas, tudo isso pensando na saúde da empresa.

Foto: (sem legenda) (Shutterstock/Divulgação)

Uma boa gestão financeira viabiliza ações executadas na empresa para potencializar os ganhos e crescer de maneira saudável. 

Foto: (sem legenda) (Morsa Images/Getty Images)

Gestores conseguem tomar decisões responsáveis, embasadas e sincronizadas com a saúde do negócio, evitando "dar um passo maior do que a perna", o que pode gerar prejuízos irreparáveis.

Foto: (sem legenda) (Freepik/Reprodução)

É a partir dessa área que os demais setores conseguem entender o quanto têm de dinheiro disponível para gastar em setores que visam a potencialização do negócio, sua expansão e crescimento. Lucros são maximizados e os gastos são otimizados.

Leia a matéria completa?