30 de abril de 2024 às 14:45
Na era dos podcasts gravados um tema tem aparecido muito entre as pautas dos programas: a relação da Geração Z com o ambiente de trabalho. De um lado, há as pessoas de gerações mais antigas, como os Boomers, que taxam a Geração Z como "instáveis" no trabalho.
Do outro, há quem analise que essa geração veio para transformar o mercado, já que não aceita mais abdicar da vida pessoal ou da saúde mental para trabalhar além do horário comercial.
A briga entre gerações não é de hoje e é pauta, inclusive, da terapia. Buscando entender as reclamações entre pessoas de diferentes idades, o portal Business Insider perguntou para seis terapeutas o que as diferentes gerações estão falando.
Afinal, cada uma tem caraterísticas bem específicas, mas a grande dúvida é: será que não há pontos de reclamações em comum?
Spoiler: todas as gerações trouxeram tópicos como sentimento de inadequação, relacionamentos e dificuldade em navegar nas transições da vida.
Isso porque não é só a Geração Z que luta com sua saúde mental. Em 2022, por exemplo, quase um quarto dos adultos norte-americanos visitaram um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra, como apontou a pesquisa Gallup.
Não importa quantos anos tenhamos, todos estamos lutando com alguma coisa, seja pessoal ou coletivamente. “Cada geração está genuinamente lutando para dar sentido a como sua vida deveria ser neste momento." disse Israa Nasir, psicoterapeuta.