16 de setembro de 2024 às 18:55
“Até 2040, 6 em cada 10 trabalhadores terão mais de 45 anos no Brasil”, afirma Vivian Broge, vice-presidente de Relações Humanas e Marketing da empresa de tecnologia Totvs.
Ao identificar essa tendência no mercado, a companhia de tecnologia decidiu apostar em uma nova medida para funcionários com 50 anos ou mais, o grupo chamado “Maturidade na Totvs”.
A iniciativa foi criada em agosto deste ano com o objetivo de que os próprios funcionários pensem em medidas de combate ao etarismo, dentro e fora da empresa.
“A ideia do grupo é entender os desafios das nossas próprias pessoas acima de 50 anos e com elas pensar em ações que possam conscientizar e até eliminar o etarismo no mercado”, afirma a executiva de RH da Totvs.
Uma das pautas levantadas no grupo foi a menopausa; tema que, segundo a executiva de RH, ainda é muito ignorado no mercado de trabalho. “Começamos a pensar sobre como esse período impacta na qualidade de vida das mulheres e no seu desempenho profissional.”
Essa é só uma das pautas que estão sendo estudadas pelo grupo, assim como o recrutamento e a qualificação dos profissionais 50+, principalmente quando o assunto é tecnologia.
Para conhecer mais ideias que o grupo "Maturidade na Totvs" levantou para a companhia e demais desafios enfrentados hoje por profissionais 50+, veja a matéria na íntegra no site da EXAME: